An experience with concept maps with errors in the teaching of Differentials and Integral Calculus

Auteurs

  • Rosana Retsos Signorelli Vargas Universidade de São Paulo
  • Hebert Das Neves Maciel Universidade de São Paulo

Résumé

Os mapas conceituais (MCs) são diagramas que indicam relações entre conceitos e procuram refletir a estrutura conceitual de um certo conhecimento. Um tipo especial de mapa conceitual no qual o professor constrói e insere de modo intencional alguns erros é chamado de Mapa Conceitual com Erros (MCE). O MCE é uma ferramenta de avaliação do conhecimento do alunoa respeito de um determinado tema, que deve localizar os erros e corrigi-los. O objetivo deste artigo é utilizaro MCE no contexto disciplinar durante o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de derivadas e integrais. Através da análise do MCE de Derivadas e do MCE de Integrais foi possível que o professor identificasse alguns conceitos que mereciam ser revisitados, o que possibilitou a preparação de atividades com metodologias e abordagens mais esclarecedoras.

Biographie de l'auteur

Rosana Retsos Signorelli Vargas, Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Références

Aguiar, J. G. & Correia, P. R. M (2014).Is a Concept Mapping with Errors Useful for Evaluating Learning Outcomes? A Study on Declarative Knowledge and Reading Estrategies Using Eye-Tracking. In Concept Mapping to Learn and Innovate. Proc. of the Sixth Int. Conference on Concept Mapping, Universidade de São Paulo, Santos, Brasil, pp. 290.

Aguiar, J. G. & Correia, P. R. M.(2015). Assessment task based on concept map with errors to foster pedagogic resonance in higher education. In: Biennal EARLI Conference,16., Limassol.

Almeida, V.& Moreira M. A.(2008). Mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos da óptica física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 30(4), pp. 1-7.

Artigue, M. (1991). Analysis. In: Tall, D. (Ed.). Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Kluwer, pp. 167-198.

Azevedo, E., Deki, E. & Luiz E. A. J. L. (2009). Ensino e aprendizagem de matemática através de mapas conceituais. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, Paraná, 10.

Brum, W. P.& Schuhmacher, E.(2012). A utilização de mapas conceituais visando o ensino de história da geometria sob a luz da aprendizagem sifnificativa. Aprendizagem Significativa em Revista/ Meaning Learning Review – V2(3), pp. 39-57.

Candido, C. C.,Barufi, M. C. B & Monteiro, M. S. (2004). Dificuldades no ensino/aprendizagem de Cálculo. Anais do Encontro Paulista de Educação Matemática, São Paulo, Brasil, 7.

Carless, D. (2007). Learning-oriented Assessment: Conceptual Basis and Practical Implications. Innovations in Education and Teaching International, 44(1), pp. 57-66.

Corrêa, R. R., Nascimento, T. S., Ballego, R. S. & Correia, P. R. M. (2018). Concept maps with errors as an assessment task in elementary school. Concept Mapping: Renewing Learning and Thinking Proc. of the Eighth Int. Conference on Concept Mapping. Medellín, Colombia.

Correia, P. R. M., Silva, A. C. da & Romano Junior, J. G. (2010). Mapas conceituais como ferramenta de avaliação na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, 32(4), pp. 4402-1-4402-8. Recuperado de: https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172010000400009

Correia, P. R. M., Aguiar, J. G. de, Viana, A. D., & Cabral, G. C. P. (2016). Por que vale a pena usar mapas conceituais no ensino superior? Revista de Graduação USP, 1(1), pp. 41-51. Recuperado de:https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/117724

Correia, P., Cabral, G. & Aguiar, J. (2016, setembro). Cmaps with Errors: Why not? Comparing Two Cmap- Based Assessment Tasks to Evaluate Conceptual Understanding. International Conference on Concept Mapping. Springer, Cham, pp. 1-15.

Flores, R. P. (2008). Concept mapping in mathematics: tools for the development of cognitive and non-cognitive elements. Concept Mapping: Connecting Educators. Proc. Of the Third Int. Conference on Concept Mapping. Tallinn, Estonia &Helsinki, Finland, pp. 220-227.

García, F. M. G., Ortiz, J. F. V., Moreno, I. A. R., Ortiz, L. E. V. Soto, B. G. & Valorí, A. B.(2012) Aplicación de mapas conceptuales en ingeniería en computación para evaluar aprendizaje significativo. Revista de Docencia Universitaria,[s.l.]10, pp. 459-475.

Grevholm, B. (2008). Concept maps as research tool in mathematics education. Concept Mapping: Connecting Educators. Proc. Of the Third Int. Conference on Concept Mapping. Tallinn, Estonia &Helsinki, Finland, pp. 290-296.

Guidorizzi, H. L. (2001). Um curso de Cálculo, v.1. 5a ed. Livros Técnicos e Científicos Ed. Ltda.

Hay, D.,Kinchin, I.&Lygo-Baker, S.(2008). Making learning visible: the role of concept mapping in higher education. Studies in Higher Education, [s.l.], 33(3), pp. 295-311.

Lima, C.C.B. de &Tavares, R. (2010). Construção de conceitos em matemática através da estratégia dos mapas conceituais. Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador, BA, Brasil, 10.

McClure, J. R., Sonak, B. &Suen, H. K. (1999). Concept Map Assessment of classroom learning: Reliability, Validity, and Logistical Practicality. Journal of Research in Science Teaching, 36(4), pp. 475-492.

Menegolla, A. M. (2006). Mapas Conceituais como instrumento de estudo na Matemática. In: Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Porto Alegre.

Meyer, C. (2003). Derivada/reta tangente: imagem conceitual e definição conceitual. (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo Brasil.

Moreira, M. A., Buchweitz, B. (1987). Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Moraes.

Moreira, M. A. (1999). Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU.

Motta M. S. (2017). Formação inicial do professor de matemática no contexto das tecnologias digitais. Revista Contexto e Educação, Ijuí, 32(102), pp. 170-204.

Nascimento, T. S., Soares, M. & Correia, P. R. M., (2020). O uso de mapas conceituais com erros como ferramenta de avaliação no ensino de ciências. Caminhos da Educação Matemática em Revista/online,10(1),pp. 147-159.

Nasser, L. (2009). Uma pesquisa sobre o desempenho de alunos de cálculo no traçado de gráficos. In: Frota, M. C. R. e Nasser, L. (org.). Educação Matemática no Ensino Superior. Pesquisas e Debates. Recife: SBEM, pp. 43-58.

Novak, J. D.& Cañas, A. J. (2010). The Universality and Ubiquitousness of Concept Maps. In witherrors: Whynot? Comparing two Cmap-Based Assessment tasks to evaluate conceptual understanding. Proceedings of the 4th Concept Mapping Conference. Viña del Mar, Chile: Universidad de Chile.

Olachea, A. M.(2014). Uso de mapas conceptuales para la comprension de conceptos matematicos. Proc. of Sixth Int. Conference on Concept Mapping, Santos, São Paulo, Brasil, pp. 5015-513.

Olachea, A. M. (2018). Uso de mapas conceptuales para la resolucion de problemas de la aplicación economica de la derivada e integral en curso de Matematica II. Proc. of Eighth Int. Conference on Concept Mapping. Medellín, Colombia, pp. 269-278.

Price M., Handley, K., & Millar, J. (2011). Feedback: Focusing attention on engagement. Studies in Higher Education, 36(8), pp. 879-896.

Stewart, J. (2013). Cálculo: v.1. 7a ed. São Paulo: Cengage Learning.

Téléchargements

Publiée

2022-01-14

Numéro

Rubrique

Artigos