O leitor literário se constrói de dentro para fora: a leitura subjetiva sob abordagens contemporâneas da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.262362Palabras clave:
Aprendizagem, ensino de Literatura, leitura literária como retorno a siResumen
A leitura literária é uma atividade que demanda esforço mental de quem lê. Desse modo, o ensino da leitura literária na universidade se estabelece por meio da elaboração de atividades com tarefas que visam ao desenvolvimento da inteligência do sujeito-leitor. O agir professoral, à luz da leitura subjetiva no ensino da literatura, ancorado em pilares da aprendizagem e na neurociência, favorece a explicitação dos ecos subjetivos do sujeito-leitor, evidenciando suas capacidades no tratamento dado ao texto do escritor. Assim, de que maneira a explicitação dos processos mentais suscitam os princípios e desvios do saber do sujeito-leitor no tocante à temática tratada pelo texto literário? Como transformar a intuição em conhecimento explícito, sensibilizando os alunos para a reflexão sobre uma leitura literária como retorno a si? Resultados apontam para tomada de consciência da análise de seu próprio desempenho por meio de uma recepção singular oriunda dos ecos subjetivos do sujeito-leitor em formação.
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