O leitor literário se constrói de dentro para fora: a leitura subjetiva sob abordagens contemporâneas da aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.262362

Palabras clave:

Aprendizagem, ensino de Literatura, leitura literária como retorno a si

Resumen

A leitura literária é uma atividade que demanda esforço mental de quem lê. Desse modo, o ensino da leitura literária na universidade se estabelece por meio da elaboração de atividades com tarefas que visam ao desenvolvimento da inteligência do sujeito-leitor. O agir professoral, à luz da leitura subjetiva no ensino da literatura, ancorado em pilares da aprendizagem e na neurociência, favorece a explicitação dos ecos subjetivos do sujeito-leitor, evidenciando suas capacidades no tratamento dado ao texto do escritor. Assim, de que maneira a explicitação dos processos mentais suscitam os princípios e desvios do saber do sujeito-leitor no tocante à temática tratada pelo texto literário? Como transformar a intuição em conhecimento explícito, sensibilizando os alunos para a reflexão sobre uma leitura literária como retorno a si? Resultados apontam para tomada de consciência da análise de seu próprio desempenho por meio de uma recepção singular oriunda dos ecos subjetivos do sujeito-leitor em formação.

Biografía del autor/a

Rosiane Maria Soares da Silva Xypas, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutora em Didática da literatura pela universidade Rennes 2 – França, e doutora em Linguística de corpus pela universidade de Nantes-França/UFPB. Professora Associada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Líder do grupo de pesquisa Grupo de estudos da aprendizagem da língua e da literatura – GEFALL. Membro da comissão de suivi de thèses (CSI) de Paris Cergy-Pontoise. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e no PROFLETRAS (UFPE).

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Publicado

2024-06-11