Permanências e inovações no editorial jornalístico em duas línguas: percursos do impresso ao digital
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2021.251919Palabras clave:
tradições discursivas, historicidade dos gêneros, editorial de jornal, ensino de língua portuguesaResumen
Nesta comunicação, buscamos contribuir, por um lado, com discussões acerca das tradições discursivas (COSERIU, 1981, 2007; KOCH, 1997; KABATEK, 2006, 2015) em sincronia presente, colocando em pauta a comunicação eletrônica ou a comunicação mediada por computador, isto é, ações de linguagem realizadas em ambiente digital, e, por outro, com propostas de ensino, baseadas na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), que contemplem a historicidade da língua e do texto. Ancoradas, portanto, em discussões que envolvem a historicidade do gênero e da língua, desta vez com ênfase no contexto contemporâneo, partimos da seguinte questão norteadora: como a tensão entre permanência e inovação reelabora o uso da língua/linguagem no ambiente digital? Tomamos, então, como corpus de investigação para este trabalho 02 (dois) jornais, um de língua portuguesa e outro de língua espanhola dos séculos XX e XXI, em versão impressa e em versão digital. Para além de levantar aspectos relacionados às já citadas inovações e permanências, nosso estudo se volta também para questões atinentes ao ensino desse gênero, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de referência que estabelece as habilidades e competências fundamentais para cada etapa da educação básica. Segundo a BNCC (2017, p. 68), refletir sobre as transformações ocorridas nos campos de atividades em função do desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação possibilita olhar novos gêneros e novas práticas de linguagem próprias da cultura digital, reconhecendo-lhes o processo de reelaboração em decorrência das transformações pelas quais passam o texto, as formas de interação e de compartilhamento de textos/conteúdos/informações.
Citas
ANDRADE, Maria Lúcia C.V.O.; GOMES, Valéria S. Tradições discursivas: reflexões conceituais. In: Andrade, M. L. C. V. O.; Gomes, V. S.; Castilho, Ataliba T. de (Org.). Tradições discursivas do Português Brasileiro: constituição e mudança dos gêneros discursivos. História do Português Brasileiro, vol. 7, São Paulo: Contexto, 2018. p.23-43.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro; Forense Universitária, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 11 set. 2021.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
COSERIU, Eugenio. Fundamentos y tareas de la Linguística Integral. In: Plenario Inaugural del II Segundo Congresso Nacional de Linguística. Faculdad de Filosofia, Humanidades e Artes, da Universid Nacional de San Juan, Argentina. 16-19 de setembro de 1981.
COSERIU, Eugenio. Linguística del texto: Introducción a la hermenêutica del sentido. Edición de Óscar Loureda Lamas. Madri: Arco Libros, 2007.
GALLEGO SHIBYA, Alfonso. La compleja relación entre tradiciones discursivas y estilo. Revista da ABRALIN, v. 19.3, 568-581, 2020.
GOMES, Valéria S.; ZAVAM, Aurea. O editorial de jornal: revisitando a trajetória de um gênero. In: Andrade, M. L. C. V. O.; Gomes, V. S.; Castilho, Ataliba T. de (Org.). Tradições discursivas do Português Brasileiro: constituição e mudança dos gêneros discursivos. História do Português Brasileiro, vol. 7, São Paulo: Contexto, 2018. p. 44-81.
KABATEK, Johannes. Tradição discursiva e mudança lingüística. In: LOBO, Tânia et. al. Para a história do português brasileiro: novos dados, novas análises. v. 6. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2006, p. 505-530.
KABATEK, Johannes. Tradición e innovación: La lingüística moderna desde Saussure hasta el siglo XXI. ANADISS, 20, 15-32, 2015.
KOCH, Peter. Diskurstraditionen: zu ihrem sprachtheoretischen Status und ihrer Dynamik. In: FRANK, Barbara; HAYE, Thomas; TOPHINKE, Doris (Eds.). Gattungen mittelalterlicher Schriftlichkeit. Tradução de Alessandra Castilho Ferreira da Costa. Tübingen: Narr 1997 (ScriptOralia, 99), 01-18.
KABATEK, Johannes. Como Investigar las Tradiciones Discursivas Medievales? El ejemplo de los textos jurídicos castellanos. In: Jacob, Daniel e Kabatek, Johannes (Ed.) Lengua Medieval y Tradiciones Discursivas en la Península Ibérica: descripción gramatical -pragmática histórica –metodologia. Vervuert: Iberoamericana, 2001, p. 97-132.
KABATEK, Johannes. Die Bolognesische Renaissance und der Ausbau romanischer Sprachen. Juristische Diskurstraditionen und Sprachentwicklung in Südfrankreich und Spanien im 12. und 13. Jahrhundert. [Sobre a historicidade de textos. Capítulo trad.: José da Silva SIMÕES, Linha d’água(São Paulo) 17, p.159–170, 2005]. Tübingen: Niemeyer, 2005.
KOCH, Peter. Diskurstraditionen: zu ihrem sprachtheoretischen Status und ihrer Dynamik. In: FRANK, Barbara; HAYE, Thomas; TOPHINKE, Doris (Ed.). Gattungen mittelalterlicher Schriftlichkeit. Series ScriptOralia, 99, Tübingen: Narr, p. 43-79, 1997.
KRÜDIGER,Francisco Ricardo. Tendências do jornalismo. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 1983.
MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e daspráticas. Organizadores: Júlia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
SODRÉ, Nelson Wernek. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, Roxane H. R.; CORDEIRO, Glaís S. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 71-91.
SÉNÉCHAL, Katheen; DOLZ, Joaquim. Validité didactique et enseignement de l’oral. In: SÉNÉCHAL, K.; DUMAIS, C.; BERGERON, R. Didactique de l ́oral: de la recherche à la classe, de la classe à la recherche. Côte Saint-Luc: Peisaj, 2019. p. 19-41.
ZAVAM, Aurea. Por uma abordagem diacrônica dos gêneros textuais: um estudo com editoriais de jornal. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.