Nota Restritiva
Resumo
RESUMO: Partindo de leitura atenta do ensaio “Nacional por subtração”, do crítico Roberto Schwarz, este artigo analisa a permanência da marca cultural do característico sinal de menos, exposto no ensaio do crítico, na produção de escritores e intelectuais brasileiros. A análise destaca como a cultura do nacionalismo literário, a partir do ajustamento cultural e intelectual, é base determinante para os intelectuais brasileiros pensarem os problemas de produção cultural no Brasil, cientes de que estão por trás de um problema de deficiência material, institucional e cultural.
Referências
ALMEIDA, J. de. Pressupostos, salvo engano, dos pressupostos, salvo engano. In: CEVASCO, M. E. e OHATA, M. (Org.) Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. P. 44-53.
ANDRADE, O. de. Carta a Monteiro Lobato. Ponta de lança. São Paulo: Editora Globo, 2000. P. 49-56.
ASSIS, M. de. A nova geração. Obra completa: Rio de Janeiro, 1959, v. 3.
CANDIDO, A. Sobre Roberto Schwarz. In: CEVASCO, M. E. e OHATA, M. (Org.) Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. P. 13-17.
______. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas de Vinicius Dantas. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2002. 389p.
FAUSTO, B. A intimidade de uma nação. Prestígio das “histórias da vida privada” indica o declínio da vida pública no Ocidente. Folha de São Paulo, São Paulo, 1, junho, 1997, Caderno Mais, p. 10.
FROTA, L. C. (Org.). Carlos e Mário. Correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Prefácio e notas de Carlos Drummond de Andrade e Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi Produções Literárias Ltda., 2002.
SCHWARZ, R. Conversa sobre “Duas meninas”. Sequências brasileiras. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. P. 227-238.
______. Nacional por Subtração. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987. P. 35-36.
______. Um crítico na periferia do capitalismo. Pesquisa Fapesp. Nº. 98. São Paulo, abril de 2004. P. 12-19. Entrevista concedida a Luiz Henrique Lopes dos Santos e Mariluce Moura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Márcio Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.