Quando a lamentação leva à adesão: o Twitter enquanto suporte para a construção do ethos discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247609

Palavras-chave:

postagens, ethos discursivo, Twitter.

Resumo

Sabendo que as postagens em meio digital elaboram novas formas de comunicação, Maingueneau (2015) pontua que tais enunciados pressupõem comunidades, evidenciando um processo que ele denomina “tribalização”. A partir disso, suscitam-se imagens de si chamadas de ethos. Neste contexto, muitos dos ethé não correspondem a imagens positivas, sendo assim pouco analisados pelo aporte teórico deste trabalho - a Análise do Discurso Francesa (SILVA, 2014). Considerando essas reflexões, propomos discutir aqui a construção do ethos discursivo em postagens pessoais no Twitter.  Constatamos que, mesmo deslocados de sua concepção clássica, os ethé analisados levam os leitores a aderir determinados discursos.

 

Biografia do Autor

Albylene da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís. Graduada em Letras (Português e Inglês e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

AMOSSY, R. (Org.). Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 09-28.

BARBOSA, C. W. De acordo com Twitter, as pessoas estão ficando mais tristes. Tecmundo, 2011. Disponível em <https://www.tecmundo.com.br/twitter/16888-de-acordo-com-twitter-as-pessoas-estao-ficando-mais-tristes.htm>. Acesso em 13 jul. 2020.

CASTELLS, M. Comunidades virtuais ou sociedade de rede? In: CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003, p. 98-113.

DODDS, P. S. et. al. Temporal Patterns of Happiness and Information in a Global Social Network: Hedonometrics and Twitter. Plos One, 2011. Disponível em <https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0026752>. Acesso em 13 jul. 2020.

FERNANDES, J. R.; SAITO, C. L. N. O papel do suporte no gênero propaganda social. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 8., 2010. Londrina. Anais... Londrina: Eduel, 2010.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 84-104.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013, p. 57-125.

MAINGUENEAU, D. Ethos – Ethos e apresentação de si nos sites de relacionamento. In: MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 79-87.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008a, p. 11-29.

MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.

MICHAELIS. Disponível em <http://www.michaelis.uol.com.br>. Acesso em 21 set. 2016.

NGUYEN, D. et al. “How old do you think i am?”: A study of language and age in twitter. In: Internacional Conference on Weblogs and Social Media, 7, 2013, Boston. Anais… Boston, 2013

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SILVA, M. S da. Ciberviolência, ethos e gêneros de discurso em comunidades virtuais: o professor como alvo. Recife: UFPE, 2014, 250f. Tese (Doutorado em Linguística).

TAPSCOTT, D. Grown up digital – How the Net Generation is Changing Your World. McGraw-Hill, 2009.

XAVIER, A. C. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. Recife: Editora Rêspel, 2014.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

Silva, A. da. (2021). Quando a lamentação leva à adesão: o Twitter enquanto suporte para a construção do ethos discursivo. Revista Investigações, 34(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247609

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.