(Re)Ler o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251286

Mots-clés :

multiletramentos, manifesto, (re)leitura.

Résumé

O manifesto A pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures completa hoje, em 2021, 25 anos de sua publicação. O manifesto teve grande impacto desde então, sobretudo em solo brasileiro. Objetivamos aqui fazer uma (re)leitura do manifesto tão minuciosa e atenta quanto possível e para tanto voltamos ao texto seminal (1996) no seu original em língua inglesa apoiando-nos também em traduções e referencial teórico cuja pedagogia dos multiletramentos é o cerne. Concluímos pela necessidade de constante (re)leitura do manifesto, pois cada (re)leitura está inserida em contextos sociais e culturais extremamente mutáveis ao longo do tempo.

Biographie de l'auteur

Ricardo Tavares Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

Possui graduação em Licenciatura Plena com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa e nas suas respectivas Literaturas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012) e Especialização em Ensino da Língua Inglesa pela mesma universidade (2015). Iniciou carreira como docente em cursos de língua inglesa, atuou na rede privada de ensino fundamental e atuou como professor na rede estadual de ensino cearense lecionando Inglês e Espanhol na Educação Básica de Nível Fundamental e Médio. Atualmente é professor EBTT dedicação exclusiva Classe D II Nível 1 da rede federal de ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) onde atua nas disciplinas de Inglês e Português Instrumentais nos cursos Técnicos modalidades Subsequente e Integrado em Nível Médio em Logística e Refrigeração e Climatização, além das disciplinas de língua inglesa na Educação Básica de Nível Médio. É membro do GELINSE - Grupo de Estudos Linguísticos do Sertão.

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Publiée

2021-12-22

Comment citer

Martins, R. T. (2021). (Re)Ler o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje. Revista Investigações, 34(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251286

Numéro

Rubrique

Artigo - Linguística (seção livre)