“Senta-se à mesa e escreve”: engajamento e subjetividade na poética de Juan Gelman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265630

Palavras-chave:

poesia engajada, poesia latino-americana, Juan Gelman

Resumo

Desestabilizando a costumeira associação entre o gênero lírico e a expressão de uma subjetividade, a poesia do século XX é marcada por um processo de despersonalização, que tem na chamada “poesia engajada” um de seus pináculos. A partir do caso do poeta argentino Juan Gelman (1930- 2014), pretendeu-se investigar como tal poesia – antilírica por antonomásia – torna-se mais marcada pelo aspecto engajado quanto menos esse aspecto transpareça no plano ideológico do texto e quanto mais a subjetividade do eu-lírico se manifeste no poema – um aparente paradoxo tornado possível através do movimento dialético entre o texto e a sociedade.

Biografia do Autor

Lucas Feitosa Diniz, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Graduado em Letras – Português/Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pós-graduado em Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Faculdade da Região Serrana e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. E-mail: dinizlucasf@gmail.com.

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Publicado

19-05-2025

Como Citar

Diniz, L. F. (2025). “Senta-se à mesa e escreve”: engajamento e subjetividade na poética de Juan Gelman. Revista Investigações, 38(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265630

Edição

Seção

A (des)lirização da poesia (pós)moderna

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