“A visita”: construção da linguagem e desconstrução da narrativa em Dalton Trevisan
Abstract
O conto “A visita”, presente no livro Cemitério de elefantes (2009), de Dalton Trevisan, é uma narrativa que versa sobre a vida banal de um grupo de personagens medíocres. No entanto, essa existência corriqueira, não-heroica, desses personagens, ganha tons de estranheza e poeticidade graças ao incessante, meticuloso e minimalista trabalho trevisaniano com a linguagem. Analisando os recursos linguísticos de composição narrativa utilizados nesse conto, o nosso trabalho pretende revisitar a composição estética trevisaniana, estudando a manifestação do elemento da modernidade em sua obra.References
ADORNO, Theodor. 2003. Posição do narrador no romance contemporâneo. In:______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34. (Coleção Crítico)
______. Engagement. 2001. In. ______. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectivas.
BAKHTIN, Mikhail. 1998. Epos e romance (sobre a metodologia do estudo do romance). In: –. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Benadini et AL. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP.
BENJAMIN, Walter. 1994. Experiência e pobreza. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: –. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.
CANDIDO, Antonio. 2000. Crítica e sociologia. In: ______. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T. A. Queiroz.
FRIEDMAN, Norman. 2002. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP. n. 53.
LUKÁCS, Gyorgy. 2000. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34.
______. 1965. O romance como epopéia burguesa. In: ______. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
TREVISAN, Dalton. 2009. Cemitério de elefantes. Rio de Janeiro: Editora Record.
VILLAÇA, Nízia. 1984. Cemitério de mitos: uma leitura de Dalton Trevisan. Rio de Janeiro: Achiamé.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Joaquim Adelino Dantas de Oliveira, Andrey Pereira de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.