“A visita”: construção da linguagem e desconstrução da narrativa em Dalton Trevisan
Resumen
O conto “A visita”, presente no livro Cemitério de elefantes (2009), de Dalton Trevisan, é uma narrativa que versa sobre a vida banal de um grupo de personagens medíocres. No entanto, essa existência corriqueira, não-heroica, desses personagens, ganha tons de estranheza e poeticidade graças ao incessante, meticuloso e minimalista trabalho trevisaniano com a linguagem. Analisando os recursos linguísticos de composição narrativa utilizados nesse conto, o nosso trabalho pretende revisitar a composição estética trevisaniana, estudando a manifestação do elemento da modernidade em sua obra.Citas
ADORNO, Theodor. 2003. Posição do narrador no romance contemporâneo. In:______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34. (Coleção Crítico)
______. Engagement. 2001. In. ______. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectivas.
BAKHTIN, Mikhail. 1998. Epos e romance (sobre a metodologia do estudo do romance). In: –. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Benadini et AL. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP.
BENJAMIN, Walter. 1994. Experiência e pobreza. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: –. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.
CANDIDO, Antonio. 2000. Crítica e sociologia. In: ______. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T. A. Queiroz.
FRIEDMAN, Norman. 2002. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP. n. 53.
LUKÁCS, Gyorgy. 2000. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34.
______. 1965. O romance como epopéia burguesa. In: ______. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
TREVISAN, Dalton. 2009. Cemitério de elefantes. Rio de Janeiro: Editora Record.
VILLAÇA, Nízia. 1984. Cemitério de mitos: uma leitura de Dalton Trevisan. Rio de Janeiro: Achiamé.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Joaquim Adelino Dantas de Oliveira, Andrey Pereira de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.