Nada se perde, tudo se transforma: a imitação dos modelos como princípio de criação artístico-literária. 2. A imitação no Renascimento italiano
Abstract
O movimento humanista-renascentista trouxe consigo a reanimação e revalorização dos autores e das ideias clássicas greco-romanas. É neste contexto que se colocará uma das mais acesas discussões (ciceronianos versus anticiceronianos, a partir de meados do século XVI, erasmistas) acerca do fenómeno da criação artístico-literária. Nela, independentemente do lado em que se colocavam os contendentes e do tom utilizado, havia um denominador comum: a imitação de modelos era princípio inquestionável. O desacordo, muitas vezes (aparentemente) irreconciliáveis, encontrava-se apenas na forma de a realizar, no modus operandi: se seguir e restringir-se ao que se considera imitação dos modelos (imitação simples), ou, numa perspetiva mais eclética, consultar distintos autores, sempre considerados representativos, e deles reutilizar o que tinham de melhor, com vista à modelização de um estilo próprio conducente a produções literárias exemplares. Serão os argumentos esgrimidos durante o século XVI — que lançam as suas raízes no período alexandrino e constituirão elemento fundamental do pensamento crítico-prescritivo em relação ao sucesso da criação literária até ao Romantismo, de que nos iremos ocupar.
References
ACHARD, G.. Cicéron. De l’invention (Edição de G. Achard). Paris: Les Belles Letres, 1994.
ACKERMAN, James. Imitation. PAYNE, Alina; KUTTNER, Ann e SMICK, Rebekah (Eds.). Antiquity and its Interpreters. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 9-16.
BAROCCHI, Paola (a cura di). Scritti D’arte del Cinquecento. VII L’imitazione, Bellezza e Grazia, Proporzioni, Misure, Giudizio. Torino: Einaudi, 1979.
BASABE, Enrique. San Jerónimo y los clássicos. Helmántica, v. 2, n. 5-8, p. 161-192, 1951.
BETTINZOLI, Attilio. Poliziano tra Bernardo e Pietro Bembo. Daedalum Iter. Studi sulla poesia e la poetica di Angelo Poliziani. Firenze: Olschki Editore, 1995.
BOUILLAGUET, Annick. L’écriture imitative. Pastiche, parodie, collage. Paris: Nathan, 1996.
CASTILLO, C. La cristianización del pensamento ciceroniano en el De officiis de San Ambrosio. Anuario Filosófico, v. 34, n. 2, p. 297-322, 2001.
CASTRO, Aníbal Pinto de. Retórica e Teorização Literária em Portugal. Do Humanismo ao Neoclassicismo. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008.
CIZEK, Alexander N.. Imitatio et Tractatio: dei literarisch-retorischen Grundlagen der Nachahmung in Antike und Mittelalter. Tübingen: Niemeyer, 1994.
DANTE ALEGHIERI. De Vulgari Eloquentia (Edición, traducción y notas de Matilde Rovira Soler e Manuel Gil Esteve). Madrid: Universidad Complutense, 1982.
DARST, David H.. Imitatio (Polémicas sobre la imitación en el Siglo de Oro). Madrid: Orígenes, 1985.
DELLANEVA, Joann. Ciceronian Controveries. Harvard: Harvard College, 2007.
DOLBY, María C.. La influencia del diálogo Hortensio de Cicerón en S. Agustín. Anuario Filosófico, v. 34, n. 2, p. 555-564, 2001.
DRIÈRE, C. la. Horace and the Theory of Imitation. American Journal of Philology, n. 60, p. 288-300, 1939.
FAHY, Conor. The composition of Ortensio Lando’s dialogue Cicero relegatus et Cicero revocatus. Italian Studies, n. 30, p. 30-41, 1975.
FANTHAM, Elaine. Imitation and Evolution. The Discussion of Rhetorical Imitation in Cicer De oratore 2, 87-97 and Some Related Problems of Ciceronin Theory, Classical Philology, n. 72, p. 1-16, 1978a.
FARAL, Edmond. Les Arts Poétiques du XIIeet du XIIIe Siècle. Recherches et documents sur la Technique Littéraire du Moyen Age. Paris: Librairie Honoré Champion, 1971.
FERNANDES, Raul Miguel Rosado. Concepções e formas de imitar: um enquadramento para Dionísio de Halicarnasso. HALICARNASSO, Dionísio de. Tratado da Imitação. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1986, p. 11-30.
FUMAROLI, M. (Dir.). Histoire de la rhétorique dans l’Europe moderne 1450-1950. Paris: Presses Universitaires de France, 1999.
______. L’âge de l’éloquence. Rhétorique et “res literaria” de la Renaissance au seuil de l’époque classique. Genève: Librairie Droz, 2002.
GARCÍA GALIANO, Ángel. La imitación Poética en el Renacimiento. Kassel: Edition Reichenberger, 1992.
GAMBARO, Angiolo. Il Ciceronianus di Erasmo da Rotterdam. Torino: Gheroni, 1950.
______. Il Ciceroniano, o dello stile migliore. Brescia: La Scuola, 1965.
GARIN, Eugénio. Prosatori latini del Quatroccento, Milano-Napoli: Ricciardi, 1952.
______. O Renascimento. História de uma revolução cultural. Porto: Telos, 1972.
GIL FERNÁNDEZ, L.. Los antiguos y la “inspiración” poética. Madrid: Guadarrama, 1996.
GILMORE, M. P. The composition of Ortensio Lando’s on Erasmus’ funeral. The Journal of Medieval and Renaissance Studies, n. 24, p. 1-14, 1974.
GOMÁ LANZÓN, Javier. Imitación y Experiencia. Barcelona: Crítica, 2005.
HALICARNASSO, Dionísio. Tratado da Imitação (Editado por Raul Miguel Rosado Fernandes). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica - Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, 1986.
MAÑAS NÚÑEZ, Manuel. El Ciceroniano. Erasmo de Rotterdam. Madrid: Akal, 2009.
MARTÍ, Oriol Miró, Principios del ciceronianismo bembiano a la luz del ‘De imitatione’. Rivista di filologia e letterature ispaniche, Pisa, n. 12, pp. 9-34, 2009.
MCLAUGHLIN, Martin C.. Literary Imitation in the Italian Renaissance: The Theory and Practice of Literary Imitation in Italy fom Dante to Bembo. Oxford: Oxford University Press, 1996.
MELBERG, Arne. Theories of mimesis. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
MERCER, R. G. G.. The Teaching of Gasparino Barzizza, With special reference to his place in Paduan humanism. Londres: Kings College, 1979.
______. The Yeaching of Gasparino Barzizza. London: Kings College, 1979b.
MEYERS, Jean. “L’abeille de Matinus” ou réflexions d’un latiniste sur l’imitation classique au Moyen Âge. Revue du Moyen Âge latin, v. 43 , n. 1-2, p. 5-39, 1987.
MICHEL, Alain. Imitation et Poétique. Letterature comparate. Problemi e methode. Studi in onore di E. Paratore, Bologna, n. 2, p. 1721-1735, 1981.
MOSS, Ann. Les Recuils de Lieux communs. Apprendre a penser a la Renaissance. Genève: Librairie Droz, 2002.
MURGA, F. Fernández. Poliziano. Estancias, Orfeo y otros escritos. Madrid: Cátedra, 1984.
NÚÑEZ GONZÁLEZ, J. M.. El ciceronianismo en España. Valladolid: Universidad de Valladolid, 1993.
______. La doctrina retórica de la composición en el Renascimiento. PÉREZ GONZÁLEZ, M. (Coord.). Congreso Internacional sobre Humanismo y Renacimiento. Léon: Universidad de Léon, 1998, vol. I, p. 155-179.
______. El Ciceronianus de Pierre de la Ramée. SCHNUR, R. e GREEN, R. (Eds.). Acta Conventus Neolatini Abulensis. Tempe: Arizona State University, 2000, p. 489-498.
PETRARCA, Francesco. Opere. Canzoniere; Trionfi; Familiarium rerum libri (A cura de Mario Martelli). Firenze: Sansoni, 1975.
PIGMAN III, G. W.. Barzizza’s Studies of Cicero. Rinascimento, n. 21, p. 123-166, 1981.
______. The Renaissance Sense of the Past: The reception of Erasmus ‘Ciceronianus’. Journal of Medieval and Renaissance Studies, v. 9, n. 2, p. 155-177, 1979.
______. Gasparino Barzizza’s treatise on imitation. Humanities Working Papers, Pasadena, n. 54, p. 1-28, 1980a.
______. Versions of Imitation in the Renaissance. Renaissance Quarterly, n. 33, p. 1-32, 1980b.
PINEDA, Victoria. La imitación como Arte Literario en el siglo XVI Español. Sevilla: Diputación Provincial de Sevilla, 1994.
POLITIANI, Angeli. Operum. Lugduni: apud Sebastianum Gryphium, 1546, (http://books.google.pt/books?id=mZpF-e9nShcC&printsec=frontcover&dq=angelo+politiani+operum,+1546&hl=en&sa=X&ei=dZB-UZS9OeON7Qbct4DQCQ&ved=0CDYQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false, consultado em 29 de abril de 2013);
QUINTILIANO. Obra Completa (Traducción y comentarios de Alfonso Ortega Carmona). Salamanca: Universidad Pontificia de Salamanca, 1997.
QUONDAM, Amadeo. Introduzione al Rinascimento. Materiali didattici per il corso 1993-94. Roma: Bulzoni Editore, 1994.
RICCII, Bartholomaei. De imitatione libri tres ad Alfonsum Atestium principem, suum in literis alumnum, Herculis II. ferrariensium principis filium. Venetiis: Aldo, MDXXXXI [1541].
RUSSEL, D. A.. De Imitatione. WEST, D. & WOODMAN, T. (Ed.). Creative Imitation and Latin Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1979, p. 1-16.
SABBADINI, R.. Storia del Ciceronianismo e de altre questioni letterarie nell’età della Rinascenza. Torino: Loescher, 1885.
SABBATINO, P.. La bellezza di Elena. L'imitazione nella letteratura e nelle arti figurative del Rinascimento. Firenze: Olschki, 1997.
SALTARELLI, Thiago. Imitação, Emulação, Modelos e Glosas. O paradigma da mímesis na literatura dos séculos XVI, XVII e XVIII. Aletria. Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte, v. 19, p. 251-264, julho-dezembro 2009.
SANTANGELO, G.. Le epistole “De imitatione” di G. Pico della Mirandola e di P. Bembo. Florencia: Ed. Olschki, 1954.
SCOTT, I.. Controversies over the Imitation of Cicero as a model for Style. Nova Iorque: Columbia University Press, 1910.
SHAFER, Keith. Ingenium v.s Iudicium: Angelo Poliziano, Paolo Cortesi and Stylistic Imitatio. Columbia: University of Missouri, 2003.
SMITH, A. J.. Theory and Practice in Renaissance Poetry: two Kinds of Imitation. Bulletin of John Rylands Library, v. 47, n. 1, p. 212-243, 1964.
SPANG, Kurt. Mimesis, Ficción y Verosimilitud en la creación literaria. Anuario Filosófico, Pamplona, v. 17, n. 2, p. 153-159, 1984.
Termes et notions littéraires. Imitation, influence, originalité (Actes du ive congrès de l’Association Internationale de Littérature Comparée. Fribourg: Association Internationale de Littérature Comparée, 1964, t. II.
TERZA, Della. Imitatio: Theory and Practice. The Example of Bembo the Poet, Yearbook of Italian Studies. Firenze: Casalini Libri, vol. I, p. 119-141, 1971
ULIVI, F.. L’imitazione nella poetica del Rinascimento. Milano: Marzorati, 1959.
VELÁSQUEZ, O.. Cicerón en el De ciuitate Dei de San Agustín: las complejidades de un diálogo. Anuario Filosófico, v. 34, n. 2, p. 527 segs, 2001.
VIDA, Marco Girolamo. Arte Poética (Introdução, tradução e notas de Arnaldo Espírito Santo). Lisboa: INIC-Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, 1990.
VINSAUF, Godofredo. Poetria Nova (Edición crítica y traducción de Ana María Calvo Revilla). Madrid: Arco Libros, 2008.
WELLEK, René. A History of Modern Criticism: 1750-1950. The Later Eighteenth Century. New Haven, Yale University Press, 1955 (Tradução de Lívio Xavier: História da Crítica Moderna. São Paulo: Editora Herder, 1967).
WEINBERG, Bernard. A History of Literary Criticism in the Italy Renaissance. Chicago: Chicago University Press, 1961.
______. Trattati di poetica e retorica del 500. Bari: Laterza, 1970.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Rui Manuel Formoso Nobre Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.