Nada se perde, tudo se transforma: a imitação dos modelos como princípio de criação artístico-literária. 2. A imitação no Renascimento italiano
Résumé
O movimento humanista-renascentista trouxe consigo a reanimação e revalorização dos autores e das ideias clássicas greco-romanas. É neste contexto que se colocará uma das mais acesas discussões (ciceronianos versus anticiceronianos, a partir de meados do século XVI, erasmistas) acerca do fenómeno da criação artístico-literária. Nela, independentemente do lado em que se colocavam os contendentes e do tom utilizado, havia um denominador comum: a imitação de modelos era princípio inquestionável. O desacordo, muitas vezes (aparentemente) irreconciliáveis, encontrava-se apenas na forma de a realizar, no modus operandi: se seguir e restringir-se ao que se considera imitação dos modelos (imitação simples), ou, numa perspetiva mais eclética, consultar distintos autores, sempre considerados representativos, e deles reutilizar o que tinham de melhor, com vista à modelização de um estilo próprio conducente a produções literárias exemplares. Serão os argumentos esgrimidos durante o século XVI — que lançam as suas raízes no período alexandrino e constituirão elemento fundamental do pensamento crítico-prescritivo em relação ao sucesso da criação literária até ao Romantismo, de que nos iremos ocupar.
Références
ACHARD, G.. Cicéron. De l’invention (Edição de G. Achard). Paris: Les Belles Letres, 1994.
ACKERMAN, James. Imitation. PAYNE, Alina; KUTTNER, Ann e SMICK, Rebekah (Eds.). Antiquity and its Interpreters. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 9-16.
BAROCCHI, Paola (a cura di). Scritti D’arte del Cinquecento. VII L’imitazione, Bellezza e Grazia, Proporzioni, Misure, Giudizio. Torino: Einaudi, 1979.
BASABE, Enrique. San Jerónimo y los clássicos. Helmántica, v. 2, n. 5-8, p. 161-192, 1951.
BETTINZOLI, Attilio. Poliziano tra Bernardo e Pietro Bembo. Daedalum Iter. Studi sulla poesia e la poetica di Angelo Poliziani. Firenze: Olschki Editore, 1995.
BOUILLAGUET, Annick. L’écriture imitative. Pastiche, parodie, collage. Paris: Nathan, 1996.
CASTILLO, C. La cristianización del pensamento ciceroniano en el De officiis de San Ambrosio. Anuario Filosófico, v. 34, n. 2, p. 297-322, 2001.
CASTRO, Aníbal Pinto de. Retórica e Teorização Literária em Portugal. Do Humanismo ao Neoclassicismo. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008.
CIZEK, Alexander N.. Imitatio et Tractatio: dei literarisch-retorischen Grundlagen der Nachahmung in Antike und Mittelalter. Tübingen: Niemeyer, 1994.
DANTE ALEGHIERI. De Vulgari Eloquentia (Edición, traducción y notas de Matilde Rovira Soler e Manuel Gil Esteve). Madrid: Universidad Complutense, 1982.
DARST, David H.. Imitatio (Polémicas sobre la imitación en el Siglo de Oro). Madrid: Orígenes, 1985.
DELLANEVA, Joann. Ciceronian Controveries. Harvard: Harvard College, 2007.
DOLBY, María C.. La influencia del diálogo Hortensio de Cicerón en S. Agustín. Anuario Filosófico, v. 34, n. 2, p. 555-564, 2001.
DRIÈRE, C. la. Horace and the Theory of Imitation. American Journal of Philology, n. 60, p. 288-300, 1939.
FAHY, Conor. The composition of Ortensio Lando’s dialogue Cicero relegatus et Cicero revocatus. Italian Studies, n. 30, p. 30-41, 1975.
FANTHAM, Elaine. Imitation and Evolution. The Discussion of Rhetorical Imitation in Cicer De oratore 2, 87-97 and Some Related Problems of Ciceronin Theory, Classical Philology, n. 72, p. 1-16, 1978a.
FARAL, Edmond. Les Arts Poétiques du XIIeet du XIIIe Siècle. Recherches et documents sur la Technique Littéraire du Moyen Age. Paris: Librairie Honoré Champion, 1971.
FERNANDES, Raul Miguel Rosado. Concepções e formas de imitar: um enquadramento para Dionísio de Halicarnasso. HALICARNASSO, Dionísio de. Tratado da Imitação. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1986, p. 11-30.
FUMAROLI, M. (Dir.). Histoire de la rhétorique dans l’Europe moderne 1450-1950. Paris: Presses Universitaires de France, 1999.
______. L’âge de l’éloquence. Rhétorique et “res literaria” de la Renaissance au seuil de l’époque classique. Genève: Librairie Droz, 2002.
GARCÍA GALIANO, Ángel. La imitación Poética en el Renacimiento. Kassel: Edition Reichenberger, 1992.
GAMBARO, Angiolo. Il Ciceronianus di Erasmo da Rotterdam. Torino: Gheroni, 1950.
______. Il Ciceroniano, o dello stile migliore. Brescia: La Scuola, 1965.
GARIN, Eugénio. Prosatori latini del Quatroccento, Milano-Napoli: Ricciardi, 1952.
______. O Renascimento. História de uma revolução cultural. Porto: Telos, 1972.
GIL FERNÁNDEZ, L.. Los antiguos y la “inspiración” poética. Madrid: Guadarrama, 1996.
GILMORE, M. P. The composition of Ortensio Lando’s on Erasmus’ funeral. The Journal of Medieval and Renaissance Studies, n. 24, p. 1-14, 1974.
GOMÁ LANZÓN, Javier. Imitación y Experiencia. Barcelona: Crítica, 2005.
HALICARNASSO, Dionísio. Tratado da Imitação (Editado por Raul Miguel Rosado Fernandes). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica - Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, 1986.
MAÑAS NÚÑEZ, Manuel. El Ciceroniano. Erasmo de Rotterdam. Madrid: Akal, 2009.
MARTÍ, Oriol Miró, Principios del ciceronianismo bembiano a la luz del ‘De imitatione’. Rivista di filologia e letterature ispaniche, Pisa, n. 12, pp. 9-34, 2009.
MCLAUGHLIN, Martin C.. Literary Imitation in the Italian Renaissance: The Theory and Practice of Literary Imitation in Italy fom Dante to Bembo. Oxford: Oxford University Press, 1996.
MELBERG, Arne. Theories of mimesis. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
MERCER, R. G. G.. The Teaching of Gasparino Barzizza, With special reference to his place in Paduan humanism. Londres: Kings College, 1979.
______. The Yeaching of Gasparino Barzizza. London: Kings College, 1979b.
MEYERS, Jean. “L’abeille de Matinus” ou réflexions d’un latiniste sur l’imitation classique au Moyen Âge. Revue du Moyen Âge latin, v. 43 , n. 1-2, p. 5-39, 1987.
MICHEL, Alain. Imitation et Poétique. Letterature comparate. Problemi e methode. Studi in onore di E. Paratore, Bologna, n. 2, p. 1721-1735, 1981.
MOSS, Ann. Les Recuils de Lieux communs. Apprendre a penser a la Renaissance. Genève: Librairie Droz, 2002.
MURGA, F. Fernández. Poliziano. Estancias, Orfeo y otros escritos. Madrid: Cátedra, 1984.
NÚÑEZ GONZÁLEZ, J. M.. El ciceronianismo en España. Valladolid: Universidad de Valladolid, 1993.
______. La doctrina retórica de la composición en el Renascimiento. PÉREZ GONZÁLEZ, M. (Coord.). Congreso Internacional sobre Humanismo y Renacimiento. Léon: Universidad de Léon, 1998, vol. I, p. 155-179.
______. El Ciceronianus de Pierre de la Ramée. SCHNUR, R. e GREEN, R. (Eds.). Acta Conventus Neolatini Abulensis. Tempe: Arizona State University, 2000, p. 489-498.
PETRARCA, Francesco. Opere. Canzoniere; Trionfi; Familiarium rerum libri (A cura de Mario Martelli). Firenze: Sansoni, 1975.
PIGMAN III, G. W.. Barzizza’s Studies of Cicero. Rinascimento, n. 21, p. 123-166, 1981.
______. The Renaissance Sense of the Past: The reception of Erasmus ‘Ciceronianus’. Journal of Medieval and Renaissance Studies, v. 9, n. 2, p. 155-177, 1979.
______. Gasparino Barzizza’s treatise on imitation. Humanities Working Papers, Pasadena, n. 54, p. 1-28, 1980a.
______. Versions of Imitation in the Renaissance. Renaissance Quarterly, n. 33, p. 1-32, 1980b.
PINEDA, Victoria. La imitación como Arte Literario en el siglo XVI Español. Sevilla: Diputación Provincial de Sevilla, 1994.
POLITIANI, Angeli. Operum. Lugduni: apud Sebastianum Gryphium, 1546, (http://books.google.pt/books?id=mZpF-e9nShcC&printsec=frontcover&dq=angelo+politiani+operum,+1546&hl=en&sa=X&ei=dZB-UZS9OeON7Qbct4DQCQ&ved=0CDYQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false, consultado em 29 de abril de 2013);
QUINTILIANO. Obra Completa (Traducción y comentarios de Alfonso Ortega Carmona). Salamanca: Universidad Pontificia de Salamanca, 1997.
QUONDAM, Amadeo. Introduzione al Rinascimento. Materiali didattici per il corso 1993-94. Roma: Bulzoni Editore, 1994.
RICCII, Bartholomaei. De imitatione libri tres ad Alfonsum Atestium principem, suum in literis alumnum, Herculis II. ferrariensium principis filium. Venetiis: Aldo, MDXXXXI [1541].
RUSSEL, D. A.. De Imitatione. WEST, D. & WOODMAN, T. (Ed.). Creative Imitation and Latin Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1979, p. 1-16.
SABBADINI, R.. Storia del Ciceronianismo e de altre questioni letterarie nell’età della Rinascenza. Torino: Loescher, 1885.
SABBATINO, P.. La bellezza di Elena. L'imitazione nella letteratura e nelle arti figurative del Rinascimento. Firenze: Olschki, 1997.
SALTARELLI, Thiago. Imitação, Emulação, Modelos e Glosas. O paradigma da mímesis na literatura dos séculos XVI, XVII e XVIII. Aletria. Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte, v. 19, p. 251-264, julho-dezembro 2009.
SANTANGELO, G.. Le epistole “De imitatione” di G. Pico della Mirandola e di P. Bembo. Florencia: Ed. Olschki, 1954.
SCOTT, I.. Controversies over the Imitation of Cicero as a model for Style. Nova Iorque: Columbia University Press, 1910.
SHAFER, Keith. Ingenium v.s Iudicium: Angelo Poliziano, Paolo Cortesi and Stylistic Imitatio. Columbia: University of Missouri, 2003.
SMITH, A. J.. Theory and Practice in Renaissance Poetry: two Kinds of Imitation. Bulletin of John Rylands Library, v. 47, n. 1, p. 212-243, 1964.
SPANG, Kurt. Mimesis, Ficción y Verosimilitud en la creación literaria. Anuario Filosófico, Pamplona, v. 17, n. 2, p. 153-159, 1984.
Termes et notions littéraires. Imitation, influence, originalité (Actes du ive congrès de l’Association Internationale de Littérature Comparée. Fribourg: Association Internationale de Littérature Comparée, 1964, t. II.
TERZA, Della. Imitatio: Theory and Practice. The Example of Bembo the Poet, Yearbook of Italian Studies. Firenze: Casalini Libri, vol. I, p. 119-141, 1971
ULIVI, F.. L’imitazione nella poetica del Rinascimento. Milano: Marzorati, 1959.
VELÁSQUEZ, O.. Cicerón en el De ciuitate Dei de San Agustín: las complejidades de un diálogo. Anuario Filosófico, v. 34, n. 2, p. 527 segs, 2001.
VIDA, Marco Girolamo. Arte Poética (Introdução, tradução e notas de Arnaldo Espírito Santo). Lisboa: INIC-Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, 1990.
VINSAUF, Godofredo. Poetria Nova (Edición crítica y traducción de Ana María Calvo Revilla). Madrid: Arco Libros, 2008.
WELLEK, René. A History of Modern Criticism: 1750-1950. The Later Eighteenth Century. New Haven, Yale University Press, 1955 (Tradução de Lívio Xavier: História da Crítica Moderna. São Paulo: Editora Herder, 1967).
WEINBERG, Bernard. A History of Literary Criticism in the Italy Renaissance. Chicago: Chicago University Press, 1961.
______. Trattati di poetica e retorica del 500. Bari: Laterza, 1970.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Rui Manuel Formoso Nobre Santos 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.