A representação social de negros e das cotas raciais em notícias da mídia on-line sobre candidato ao concurso do Itamaraty
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.236997Abstract
Esta pesquisa tem como foco a Análise de Discurso Crítica (ADC) com objetivo de analisar a representação dos negros e das cotas raciais em concursos públicos. Para isso, foram selecionadas cinco notícias veiculadas em 2013 e 2015 sobre uma possível fraude no sistema nos concursos públicos do Itamaraty. Para tanto, a análise se fundamenta em Fairclough (2001), Halliday (2008), Martin e White (2005) e Thompson (1995). Os resultados mostram que os negros são representados como pobres e não têm profissões de prestígio. Já as cotas raciais trouxeram à sociedade discussões consideradas indesejadas e, assim, a mídia demonstra repúdio as cotas.
References
BONNAFOUS, S.; FIALA, P. Est-ce que dire la race en présuppose l’existence? Mots: les langages du politique, Lyon: ENS Éditions, n. 33, p. 11-22, déc. 1992. Disponível em: <http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/mots_0243-6450_1992_ num_33_1_1734>. Acesso em: maio 2018.
BRASIL. Edital de 17 de junho de 2013. Concurso de admissão à carreira de diplomata. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano 2013, n. 115, 18 de junho de 2013. Seção 3, p. 114.
______. Edital nº 1, de 23 de junho de 2015. Concurso de admissão à carreira de diplomata. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano 2015, n. 118, 24 de junho de 2015. Seção 3, p. 81.
______. Lei Nº 12.711. 29 de Ago. de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>
______. Lei. 12.990, 9 de junho de 2014. Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/ Lei/L12990.htm#art6>
CARVALHO, José Jorge de. A Política de Cotas no Ensino Superior: Ensaio descritivo e analítico do Mapa das Ações Afirmativas no Brasil. Universidade de Brasília, 2016.
______. Racismo Fenotípico e Estética da Segunda Pele. Cinética: Revista Eletrônica, Rio de Janeiro, p, 1-14, jan. 2008. Disponível em: <http://www.revistacinetica.com.br/cep/jose_jorge.pdf>. Acesso em: maio 2018.
CORREIO WEB. Candidato que gerou polêmica ao concorrer como cotista, em 2013, volta a se declarar negro. Disponível em <http://concursos.correioweb.com.br/app/noticias/2015/07/23/noticiasinterna,35331/candidato-que-gerou-polemica-ao-concorrer-como-cotista-em-2013-volta.shtml>. Acesso em 22 Jun. 2018.
EXAME. Médico Branco Se Diz Cotista no Itamaraty. Disponível em <http://exame.abril.com.br/brasil/medico-branco-se-diz-cotista-no-itamaraty/>. Acesso em 22 Jun. 2018.
EXTRA. Branco de Olhos Verdes é Aprovado por Cotas Raciais no Itamaraty. Disponível em <http://extra.globo.com/noticias/mundo/branco-de-olhos-verdes-aprovado-por-cotas-raciais-no-itamaraty-9908210.html>. Acesso em 22 Jun. 2018.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora da UnB, 2001.
FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. Volume I. 3°ed. São Paulo: Globo, 2008.
FONSECA, D. J. A (re)invenção do cidadão de cor e da cidadania. Cadernos do CEAS, Salvador: Centro de Estudos e Ação Social - CEAS, n. 210, p. 65-83, mar.;abr. 2004.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51ª ed. rev. São Paulo: Global, 2006.
FUZER, Cristiane; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. 1ª. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
HALLIDAY, Michael A. K. & MATHIESSEN, Christian M. I. M. An introduction to functional grammar. 3. ed. Londres: Arnold, 2004.
HALLIDAY, Michael A. K. An introduction to functional grammar. London: hodder, [1984] 1994.
IPEA. Situação social da população negra por estado. In: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: IPEA, 2014.
KAMEL, Ali. “Racismo e fraude”. O Globo, 15/06/2004.
MARTIN, James R; WHITE, Peter. The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave, 2005.
MOEHLECKE, Sabrina. Ações Afirmaticas: Histórias e Debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, nov. 2002.
NASCIMENTO, A. S; FONSECA, D. J. Classificações e identidades: Mudanças e Continuidades Nas Definições de Cor ou Raça. In: PETTRUCCELI, José Luis; SABOIA, Ana Lúcia (Org.). Características Étnicos-Raciais da População: Classificações e Identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. p. 31-50.
O GLOBO. Candidato de pele branca e olhos verdes volta a ser aprovado por cotas em concurso do Itamaraty. Disponível em <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/candidato-de-pele-branca-olhos-verdes-volta-ser-aprovado-por-cotas-em-concurso-do-itamaraty-17282261>. Acesso em 22 Jun. 2018.
PETRUCCELLI, José Luis. Autoidentificação, identidade étnico-racial e heteroclassificação. In:______; SABOIA, Ana Lucia (Org). Características Étnicos-Raciais da População: Classificações e Identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. p. 31-50.
______. Raça, identidade, identificação: abordagem histórica conceitual. In: ______, SABOIA, Ana Lucia (Org). Características Étnicos-Raciais da população: Classificações e Identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. p. 13-29
SANTOS, Hélio; SOUZA, Marcilene Garcia de; SASAKI, Karen. O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (online), Brasília, v. 94, n. 237, p. 542-593, maio/ago. 2013.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Sim, nós somos racistas. Psicologia & Sociedade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 26(1). 2012, p. 83-94. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n1/10.pdf>. Acesso em: 24 de fev. 2018.
THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria Social Crítica na era dos Meios de Comunicação de Massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
VEJA. Itamaraty Analisa Caso de Candidato Branco Aprovado nas Cotas para Negros. Disponível em <http://veja.abril.com.br/politica/itamaraty-analisa-caso-de-candidato-branco-aprovado-nas-cotas-para-negros/>. Acesso em 22 de Jun. 2018.
VIAN JR, Orlando. O Sistema de Avaliatividade e a linguagem da avaliação. IN: VIAN JR, Orlando; Souza, Anderson Alves de; ALMEIDA, Fabíola A.S.D.P. A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema da avaliatividade. São Carlos: Pedro & João, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Francisco Higo Amorim, Mara Lúcia Castilho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.