A DITADURA MILITAR NO DISCURSO MIDIÁTICO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238164Abstract
Este artigo trata-se de uma pesquisa teórico-prática aplicada na Educação de Jovens e Adultos sobre o tema da ditadura militar no discurso midiático. Analisa-se, neste trabalho, a prática de leitura desenvolvida em sala de aula a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso, observando os movimentos de sentido nos gestos de interpretação dos alunos a partir dos conceitos de paráfrase e polissemia. Ao criarmos condições para a leitura polissêmica por meio do discurso pedagógico polêmico, observou-se que os alunos interpretam mobilizando o arquivo e as filiações ideológicas nos textos da imprensa de modo a desfazer sua aparente neutralidade.
References
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Lisboa: Editorial Presença, 1980. Tradução de Joaquim José de Moura Ramos.
ALTMANN, H. Influências do banco mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa: São Paulo, v. 28, n. 1, jan./jun. 2002, p. 77-89.
AUTOR 02. Título do trabalho. 2015.
BAUMAN, Z. Legisladores e intérpretes. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. Tradução de Renato Aguiar.
BRASIL. Câmara dos deputados. Projeto de Lei nº 867, de 2015. “Escola sem partido”. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. Tradução: Cristina de Campos et al. São Carlos: EDUFSCAR, 2014.
CAZARIN, E. A.; MENEZES, E. S. de. A mídia e o golpe de 1964: revista O Cruzeiro como aliada do discurso das forças militares. Conexão Letras. A noção de arquivo em Análise do Discurso: relações e desdobramentos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 9, n. 11, 2014, p. 111-122.
AUTOR 01. Título do artigo. 2017.
FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MARIANI, Bethania. O PCB e a imprensa: Os comunistas no imaginário dos jornais 1922-1989.Rio de Janeiro: Revan, 1998.
NASSER, Davi. Revista O Cruzeiro Extra. Rio de Janeiro: Diários Associados, Abril, 1964.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Pontes, 1996.
____________. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.
____________. Discurso e Leitura. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2012.
PENNA, Fernando. O ódio aos professores. In: AÇÃO EDUCATIVA ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO (Org.) A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. Tradução Bethânia S. Mariani et al. In: ORLANDI, Eni et al. (Org). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994, p. 55-66.
____________. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Orlandi et al. Campinas: Ed. da Unicamp, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Pedro Luís Fagundes do Amaral, Carolina Fernandes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.