Operacionalização da transversalidade da língua portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: gestão das fronteiras entre saberes

Authors

  • Cristina Manuela Sá Universidade de Aveiro

Abstract

Este texto apresenta uma reflexão sobre a importância de operacionalizar a transversalidade da língua portuguesa mediante o acompanhamento da conceção, implementação e avaliação de projetos (associados à prática pedagógica supervisionada) a desenvolver com crianças entre os 3 e os 10 anos, relacionando o trabalho em torno da interação oralidade-leitura-escrita com a abordagem de outras áreas curriculares.

Author Biography

Cristina Manuela Sá, Universidade de Aveiro

É doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro, onde exerce funções de docente, orientadora da prática pedagógica supervisionada e investigadora desde 1985.

É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e cocoordenadora do Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP).

Interessa-se particularmente pela transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita.

References

BIZARRO, R; SÁ, C. M. A transversalidade da língua portuguesa no 1º ciclo e a gestão flexível do currículo. Palavras, p. 39-40, p. 53-63, 2011.

BUESCU, M. H.; MORAIS, J.; ROCHA, M. R.; MAGALHÃES, V. F. Metas curriculares de Português do Ensino Básico. 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2012.

______. Programas e metas curriculares de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para a Educação PréEscolar. Lisboa: Ministério da Educação, 1997.

______.Currículo Nacional do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação, 2001.

______. Metas de aprendizagem. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2010.

SÁ, C. M. Teaching Portuguese for the development of transversal competences. In DIONÍSIO, M. L.; CARVALHO, J. A. B.; CASTRO, R. V. (eds.), Proceedings of the 16th European Conference on Reading/1st Ibero-American Forum on Literacies: Discovering worlds of literacy. Braga: Littera – Associação Portuguesa para a Literacia/CIEd – Universidade do Minho, 2009. ______. Das intenções às concretizações: desafios e conflitos. Um estudo sobre uma oficina de formação. In ANDRADE, A. I.; PINHO, A. S. (orgs.), Línguas e Educação: Práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspetivas a partir de um project, p. 111-132, Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação, 2010. ______. Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos, práticas e formação. Exedra, 28, 364-372, 2012. ______. (org.). Transversalidade II: Representações, instrumentos, práticas e formação. Coleção Cadernos do LEIP, Série Temas, nº 2. Aveiro: Universidade de Aveiro/Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Laboratório de Investigação em Educação em Português, 2013. ______. (org.). Transversalidade III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade. Coleção Cadernos do LEIP, Série Propostas, nº 2. Aveiro: UA Editora, 2014. Disponível em: http://cidtff.web.ua.pt/docs/TRIII.pdf. Último acesso em 14/09/2016.

______. Desenvolvimento de competências de compreensão na leitura na Educação Pré-Escolar. Metas curriculares e didática da leitura no Ensino Básico. Exedra, Número temático – Didática do Português: Investigação e Práticas, p. 151-194, 2015. ______. (org.). Transversalidade VI: Projetos nos primeiros anos. Coleção Cadernos do LEIP, Série Propostas, nº 3. Aveiro: UA Editora, 2016 [no prelo].

SÁ, C. M.; LIMA, H. Transversalidade IV: Contributos do manual de Português. Coleção Cadernos do LEIP, Série Temas, nº 3. Aveiro: UA Editora, 2015. Disponível em: http://cidtff.web.ua.pt/docs/Sa_Lima2015_TransversalidadeIV.pdf. Último acesso em 14/09/2016.

SÁ, C. M.; LUNA, E. Transversalidade V: Desenvolvimento da oralidade. Coleção Cadernos do LEIP, Série Temas, nº 5. Aveiro: UA Editora, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/16090. Último acesso em 14/09/2016.

SÁ, C. M.; MARTINS, M. E. (orgs.). Atas do Seminário Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos e práticas. Aveiro: Universidade de Aveiro/Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Laboratório de Investigação em Educação em Português, 2008 [publicado em CD-Rom].

Published

2016-11-29

How to Cite

Sá, C. M. (2016). Operacionalização da transversalidade da língua portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: gestão das fronteiras entre saberes. Revista Investigações, 29(2), 208–221. Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/5043

Issue

Section

Artigo - Linguística (seção livre)