Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Sentidos em disputa na lógica das competências
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238170Abstract
Filiadas à perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, analisamos o processo de produção de sentidos de 'competência', buscando compreender os modos de individuação do sujeito, na/pela língua, levando-se em conta o político, em uma formação social neoliberal significada, nesse caso, na discursividade do mercado-lógico. Ao lado dos efeitos de sentidos de 'competência', a questão do comum (unidade) e do diverso (diversidade) é o que norteia as análises do corpus, que é constituído por recortes do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC - 2017).References
Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Terceira versão. Ministério da Educação: Brasil, 2017.
BARTHES, Roland. (1978). Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio da França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977/ Roland Barthes. Tradução de Layla Perrone-Moisés. 15 ed. São Paulo: Cultrix, 2007.
DARDOT, Pierre. e LAVAL, Christian. La Nouvelle Raison du Monde: essai sur la société néolibérale. Paris: La Découverte, 2009.
DEL-REY, Angelique. À l’école des compétences: De l’éducation à la fabrique de l’élève performant. La Découverte, 2009.
GADET, Françoise; PÊCHEUX, Michel. (1981). A língua inatingível: o discurso na história da lingüística. 2 ed. Tradução de Bethania Mariani e Maria Elizabeth Chaves de Mello. Campinas: Editora RG, 2010.
HUYGHE, F.-R. La Langue de coton, Paris, Laffont, 1991.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e Escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, Junho 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200331&lng=en&nrm=iso Acesso em: 30 Oct. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017177723.
JORNAL DA UNICAMP - Edição Web. Base Curricular é conservadora, privatizante e ameaça autonomia, avaliam especialistas - Processo de construção da BNCC é marcado por divergências. Seg 04 dez 2017 - ESPECIAL. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/12/04/base-curricular-e-conservadora-privatizante-e-ameaca-autonomia-avaliam Acesso: 20 jul 2018.
LECERCLE, J.-J. Une Philosophie Marxiste du Langage. Actuel Marx, Confrontation. Paris: PUF, Presses Universitaires de France, 2004.
MARIANI, Bethania; DIAS, Juciele Pereira. A Leitura na Educação à Distância: Perspectivas e deslocamentos do ponto de vista discursivo. In: SCHERER, Amanda; MEDEIROS, Caciane Souza. OLIVEIRA, Simone (Orgs.). Linguística de nosso tempo: teorias e práticas. Santa Maria: Editora UFSM. 2018.
NOGUEIRA, Luciana. Discurso, Sujeito e Relações de Trabalho na Contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2017.
ORLANDI, Eni. Discurso e Argumentação – um observatório do político. Fórum Lingüístico, Fpolis, n.1 (73-81), jul.-dez., 1998.
ORLANDI, Eni. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012.
ORLANDI, Eni. Formação ou Capacitação? Duas formas de ligar sociedade e conhecimento. In: FERREIRA, E.; ORLANDI, E. (orgs.) Discursos sobre a inclusão. Niterói: Ed. Intertextos. 2014.
PÊCHEUX, Michel. [1975]. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2ª ed., Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
PERROT, M.-D. “Mondialisation du non -sens”, dans Recherches, nº 20, Paris, La Découverte / MAUSS, 2002.
PFEIFFER, Claudia Castellanos. Políticas Públicas de Ensino. In: Orlandi, E. (Org.). Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. Campinas: Editora RG, 2010. p. 85-100.
SILVA, Mariza Vieira da. Uma Base Nacional Curricular Comum para a leitura nas escolas brasileiras: a política e o político. In: Giovanna G. Benedetto Flores; Solange Maria Ledo Gallo; Suzy Lagazzi; Nádia Régia Maffi Neckel; Claudia Castellanos Pfeiffer; Mónica G. Zoppi-Fontana. (Org.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2017, v. 3, p. 315-332.
SILVA, MAriza Vieira da. Estado, escola, língua: unidades divididas. In: Orlandi, E. et al. (orgs.) Linguagem, instituições e práticas sociais. Pouso Alegre: Univás, 2018. p. 103-117.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Luciana Nogueira, Juciele Pereira Dias

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.