O Simulacro em Memórias Póstumas de Brás Cubas: Outra Visão do Narrador
Resumen
Utilizando o conceito de simulacro na acepção que lhe confere Baudrillard (1991), a análise ora proposta tem como finalidade verificar, no texto literário e nos textos fílmicos, como o narrador Brás Cubas formula seu discurso e, por conseguinte, seu metadiscurso, de maneira a gerar imagens de si como personagem e transmitir uma confiabilidade com o intuito de gerar no leitor/espectador o efeito de verossimilhança em relação ao exposto, quando o narrador não passa de uma simulação da realidade, simulacro.Citas
ASSIS, Machado de. 1997. Memórias póstumas de brás cubas. 23ª ed. São Paulo: Ática.
AUMONT, Jacques et al. 1994. A estética do filme. São Paulo: Papirus Editora.
BAUDRILLARD, Jean. 1991. Simulacros e simulação. Trad.: Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relogio d'Agua.
BAVCAR, Evgen. 2005. A imagem, vestígio desconhecido da luz. In:NOVAES, Adauto (Org.). Muito além do espetáculo. São Paulo: Editora Senac.
COSTA, Beatriz. Aprendiz de Paulo Emílio. Disponível em: http://www.cinemando.com.br/200211/entrevistas/andreklotzel_01.htm > Acesso em: 03 de ago. 2007.
DELEUZE, Gilles. 1974. Lógica do sentido. Trad.: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, EDUSP.
GENETTE, Gérard. 1979. Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa: Arcádia.
HUTCHEON, Linda. 1985. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Germana da Cruz Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.