O Simulacro em Memórias Póstumas de Brás Cubas: Outra Visão do Narrador
Abstract
Utilizando o conceito de simulacro na acepção que lhe confere Baudrillard (1991), a análise ora proposta tem como finalidade verificar, no texto literário e nos textos fílmicos, como o narrador Brás Cubas formula seu discurso e, por conseguinte, seu metadiscurso, de maneira a gerar imagens de si como personagem e transmitir uma confiabilidade com o intuito de gerar no leitor/espectador o efeito de verossimilhança em relação ao exposto, quando o narrador não passa de uma simulação da realidade, simulacro.Riferimenti bibliografici
ASSIS, Machado de. 1997. Memórias póstumas de brás cubas. 23ª ed. São Paulo: Ática.
AUMONT, Jacques et al. 1994. A estética do filme. São Paulo: Papirus Editora.
BAUDRILLARD, Jean. 1991. Simulacros e simulação. Trad.: Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relogio d'Agua.
BAVCAR, Evgen. 2005. A imagem, vestígio desconhecido da luz. In:NOVAES, Adauto (Org.). Muito além do espetáculo. São Paulo: Editora Senac.
COSTA, Beatriz. Aprendiz de Paulo Emílio. Disponível em: http://www.cinemando.com.br/200211/entrevistas/andreklotzel_01.htm > Acesso em: 03 de ago. 2007.
DELEUZE, Gilles. 1974. Lógica do sentido. Trad.: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, EDUSP.
GENETTE, Gérard. 1979. Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa: Arcádia.
HUTCHEON, Linda. 1985. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2008 Germana da Cruz Pereira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.