Modalização como Fenômeno Discursivo em Notícias de Popularização da Ciência
Resumen
Sob a perspectiva teórica da Linguística Sistêmico-Funcional, este estudo investiga a Modalização como um fenômeno discursivo em 15 notícias de Popularização da Ciência (PC) do site BBC News International. Três procedimentos foram adotados no estudo: a) identificação de expoentes linguísticos que realizam a Modalização-Probabilidade; b) análise quali-quantitativa dos expoentes identificados; e c) interpretação dos dados, considerando resultados prévios da pesquisa sobre PC (Motta-Roth, no prelo).Citas
BAKHTIN, M. M. 2006[1992]. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes.
BEACCO, J., CLAUDEL, C., DOURY, M. PETIT, G.; REBOULD-TOURÉ, S.
Science in media and social discourse: new channels of communication, new linguistic forms. Discourse Studies, 4(3): 277-300.
BRASIL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1997. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC. Disponível em http://mecsrv04.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pdf/livro081.pdf, acesso em 12 de março de 2007.
CALSAMIGLIA, H.; VAN DIJK, T. A. 2004. Popularization discourse and
knowledge about the genome. Discourse & Society, 15(4): 369-389.
COATES, J. 1983. The semantics of modal auxiliaries. London/Canberra: Croom Helm.
FAIRCLOUGH, N. 1992. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press.
HALLIDAY, M.A.K. Part A. In: HALLIDAY, M.A.K.; HASAN, R. 1989. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, pp. 3-49.
______. 2004. An introduction to functional grammar. 3. Ed. Revised by Christian M.I.M. Matthiessen. London: Arnold.
HENDERSON, A., WEAVER C. K.; CHENEY, G. 2007. Talking ‘facts’: identity and rationality in industry perspectives on genetic modification. Discourse Studies, 9(1): 9-41.
HILGARTNER, S. 1990. The dominant view of popularization: conceptual
problems, political uses. Social Studies of Science, 20(3): 519-539.
HYLAND, K. 2000. Disciplinary discourses: social interactions in academic writing. Essex: Pearson Education.
LAGE, N. 1985. Linguagem jornalística. São Paulo: Ática.
LEICHT, S.; DAVENPORT S. 2007. Strategic ambiguity as a discourse practice: the role of keywords in the discourse on ‘sustainable’ biotechnology. Discourse Studies, 9(1): 43-61.
LIHUA, L. 2009. Discourse construction of social power: interpersonal rhetoric in editorials of the China Daily. Discourse Studies, 11(1): 59-78.
MARCUZZO, P. 2009. O jogo de vozes em notícias de popularização da ciência. In: Simpósio Internacional Linguagem Cultura e Sociedade e 2º Encontro de Professores de Língua Materna e Estrangeira, 4., Santa Maria. Anais... Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. 1 CD-ROM.
MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. 2005 The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave/Macmillan.
MEURER, J. L. 2002. Uma dimensão crítica do estudo dos gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru, SP: EDUSC.
MOIRAND, S. C. 2003. Communicative and cognitive dimensions of discourse on science in the French mass media. Discourse Studies, 5(1): 175–206.
MOTION, J.; DOOLIN, B. 2007. Out of the laboratory: scientist’s discursive practices in their encounters with activists. Discourse Studies, 9(1): 63-85.
MOTTA-ROTH, D. 2007. Análise Crítica de Gêneros com foco em artigos de popularização da ciência. Santa Maria: UFSM. Projeto de Pesquisa – Bolsa de Produtividade em Pesquisa (CNPq 2008-2011), processo no
. 350389/98-5.
______. 2009a. O conceito de recontextualização na teoria social de Basil Bernstein. In: Ciclo de Segundas do LAEL, São Paulo. Palestra... São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
______. 2009b. A Popularização da Ciência como prática social e discursiva. In: Simpósio Internacional Linguagem Cultura e Sociedade e 2º Encontro de Professores de Língua Materna e Estrangeira, 4., Santa Maria. Anais... Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. 1 CD-ROM.
______; MARCUZZO, P.; NASCIMENTO, F. S.; SCHERER, A. 2008. Polifonia em noticias de popularização da ciência sob a ótica sistêmico-funcional. In: Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina, 4., Florianópolis. Anais... Florianópolis: ALSFAL-UFSC, pp. 1-10.
______; LOVATO, C. S. 2009. Organização retórica do gênero notícia de
popularização da ciência. Linguagem em (Dis)curso, 9(2): 233-271.
MYERS, G. 2003. Discourse studies of scientific popularization: questioning the boundaries. Discourse Studies, 5(2): 265-279.
NASCIMENTO, F. S.; MOTTA-ROTH, D. 2008. Ciência & Autoridade:
modalização em artigos de popularização da ciência numa perspectiva sistêmicofuncional. In: Seminário do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos, 56., São José do Rio Preto, SP. Resumos eletrônicos. São José do Rio Preto, SP: GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS/UNIP - Universidade Paulista e UNESP - Universidade Estadual de São Paulo. Disponível em: http://www.gel.org.br/resumos_det.php?resumo=4934 Acesso em: 12 dez. 2009.
PAGANO, A. 1998. Genes, ovelhas e discos compactos: alguns aspectos das reescritas de descobertas científicas. In: MACHADO, I. L.; CRUZ, A.; LYSARDO-DIAS, D. Teorias e práticas discursivas - estudos em análise do discurso. Belo Horizonte: UFMG/Carol Borges.
POPPER, K. 1959. The logic of scientific discovery. New York: Harper.
SEGUIN, E. 2001. Narration and legitimation: the case of in vitro fertilization. Discourse & Society, 12(2): 195-215.
SWALES, J. M. 1990. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press.
THOMPSON, G. 2004. Introducing Functional Grammar. 2. Ed. London: Arnold.
THOMPSON, G.; YE, Y. 1991. Evaluation in the reporting verbs used in academic papers. Applied Linguistics, 12(4): 365-382.
WHITE, P. 2004. Valoração – A linguagem da avaliação e da perspectiva. Linguagem em (Dis)curso, 4(esp): 178-205.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Fábio Santiago Nascimento

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.