Modalização como Fenômeno Discursivo em Notícias de Popularização da Ciência
Abstract
Sob a perspectiva teórica da Linguística Sistêmico-Funcional, este estudo investiga a Modalização como um fenômeno discursivo em 15 notícias de Popularização da Ciência (PC) do site BBC News International. Três procedimentos foram adotados no estudo: a) identificação de expoentes linguísticos que realizam a Modalização-Probabilidade; b) análise quali-quantitativa dos expoentes identificados; e c) interpretação dos dados, considerando resultados prévios da pesquisa sobre PC (Motta-Roth, no prelo).Riferimenti bibliografici
BAKHTIN, M. M. 2006[1992]. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes.
BEACCO, J., CLAUDEL, C., DOURY, M. PETIT, G.; REBOULD-TOURÉ, S.
Science in media and social discourse: new channels of communication, new linguistic forms. Discourse Studies, 4(3): 277-300.
BRASIL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1997. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC. Disponível em http://mecsrv04.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pdf/livro081.pdf, acesso em 12 de março de 2007.
CALSAMIGLIA, H.; VAN DIJK, T. A. 2004. Popularization discourse and
knowledge about the genome. Discourse & Society, 15(4): 369-389.
COATES, J. 1983. The semantics of modal auxiliaries. London/Canberra: Croom Helm.
FAIRCLOUGH, N. 1992. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press.
HALLIDAY, M.A.K. Part A. In: HALLIDAY, M.A.K.; HASAN, R. 1989. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, pp. 3-49.
______. 2004. An introduction to functional grammar. 3. Ed. Revised by Christian M.I.M. Matthiessen. London: Arnold.
HENDERSON, A., WEAVER C. K.; CHENEY, G. 2007. Talking ‘facts’: identity and rationality in industry perspectives on genetic modification. Discourse Studies, 9(1): 9-41.
HILGARTNER, S. 1990. The dominant view of popularization: conceptual
problems, political uses. Social Studies of Science, 20(3): 519-539.
HYLAND, K. 2000. Disciplinary discourses: social interactions in academic writing. Essex: Pearson Education.
LAGE, N. 1985. Linguagem jornalística. São Paulo: Ática.
LEICHT, S.; DAVENPORT S. 2007. Strategic ambiguity as a discourse practice: the role of keywords in the discourse on ‘sustainable’ biotechnology. Discourse Studies, 9(1): 43-61.
LIHUA, L. 2009. Discourse construction of social power: interpersonal rhetoric in editorials of the China Daily. Discourse Studies, 11(1): 59-78.
MARCUZZO, P. 2009. O jogo de vozes em notícias de popularização da ciência. In: Simpósio Internacional Linguagem Cultura e Sociedade e 2º Encontro de Professores de Língua Materna e Estrangeira, 4., Santa Maria. Anais... Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. 1 CD-ROM.
MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. 2005 The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave/Macmillan.
MEURER, J. L. 2002. Uma dimensão crítica do estudo dos gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru, SP: EDUSC.
MOIRAND, S. C. 2003. Communicative and cognitive dimensions of discourse on science in the French mass media. Discourse Studies, 5(1): 175–206.
MOTION, J.; DOOLIN, B. 2007. Out of the laboratory: scientist’s discursive practices in their encounters with activists. Discourse Studies, 9(1): 63-85.
MOTTA-ROTH, D. 2007. Análise Crítica de Gêneros com foco em artigos de popularização da ciência. Santa Maria: UFSM. Projeto de Pesquisa – Bolsa de Produtividade em Pesquisa (CNPq 2008-2011), processo no
. 350389/98-5.
______. 2009a. O conceito de recontextualização na teoria social de Basil Bernstein. In: Ciclo de Segundas do LAEL, São Paulo. Palestra... São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
______. 2009b. A Popularização da Ciência como prática social e discursiva. In: Simpósio Internacional Linguagem Cultura e Sociedade e 2º Encontro de Professores de Língua Materna e Estrangeira, 4., Santa Maria. Anais... Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. 1 CD-ROM.
______; MARCUZZO, P.; NASCIMENTO, F. S.; SCHERER, A. 2008. Polifonia em noticias de popularização da ciência sob a ótica sistêmico-funcional. In: Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina, 4., Florianópolis. Anais... Florianópolis: ALSFAL-UFSC, pp. 1-10.
______; LOVATO, C. S. 2009. Organização retórica do gênero notícia de
popularização da ciência. Linguagem em (Dis)curso, 9(2): 233-271.
MYERS, G. 2003. Discourse studies of scientific popularization: questioning the boundaries. Discourse Studies, 5(2): 265-279.
NASCIMENTO, F. S.; MOTTA-ROTH, D. 2008. Ciência & Autoridade:
modalização em artigos de popularização da ciência numa perspectiva sistêmicofuncional. In: Seminário do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos, 56., São José do Rio Preto, SP. Resumos eletrônicos. São José do Rio Preto, SP: GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS/UNIP - Universidade Paulista e UNESP - Universidade Estadual de São Paulo. Disponível em: http://www.gel.org.br/resumos_det.php?resumo=4934 Acesso em: 12 dez. 2009.
PAGANO, A. 1998. Genes, ovelhas e discos compactos: alguns aspectos das reescritas de descobertas científicas. In: MACHADO, I. L.; CRUZ, A.; LYSARDO-DIAS, D. Teorias e práticas discursivas - estudos em análise do discurso. Belo Horizonte: UFMG/Carol Borges.
POPPER, K. 1959. The logic of scientific discovery. New York: Harper.
SEGUIN, E. 2001. Narration and legitimation: the case of in vitro fertilization. Discourse & Society, 12(2): 195-215.
SWALES, J. M. 1990. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press.
THOMPSON, G. 2004. Introducing Functional Grammar. 2. Ed. London: Arnold.
THOMPSON, G.; YE, Y. 1991. Evaluation in the reporting verbs used in academic papers. Applied Linguistics, 12(4): 365-382.
WHITE, P. 2004. Valoração – A linguagem da avaliação e da perspectiva. Linguagem em (Dis)curso, 4(esp): 178-205.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2010 Fábio Santiago Nascimento

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.