Os processos coesivos em diferentes gêneros na interlíngua escrita de aprendizes brasileiros de inglês

Autores/as

  • Stella Maria Miranda Vieira Universidade Estadual do Ceará

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi verificar se a diferença de gênero tem influência sobre a escolha de estratégias coesivas por aprendizes brasileiros de inglês ao produzirem textos escritos nesta língua. Com base em Halliday e Hasan (1989) e Koch (1998; 2001), foram examinados os diferentes tipos de cadeias coesivas (de identidade e de semelhança), a interação entre elas e sua freqüência em função do gênero produzido. Procedeu-se também a um levantamento dos marcadores de progressão tópica. Os resultados obtidos mostram textos suficientemente coesos e preferência pelas cadeias de identidade nos dois gêneros, embora tal preferência se acentue na narrativa.

Biografía del autor/a

Stella Maria Miranda Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), atualmente é professora visitante da Universidade Estadual do Ceará.

Citas

HALLIDAY, Michael A. K. 1985. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold.

______.; HASAN, Ruqaiya. 1989 (2 ed). Language, context and text:

aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press.

KOCH, Ingedore V. 1988. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Editora Contexto.

______. 2001. A coesão textual. São Paulo: Editora Contexto

Publicado

2006-07-18

Cómo citar

Vieira, S. M. M. (2006). Os processos coesivos em diferentes gêneros na interlíngua escrita de aprendizes brasileiros de inglês. Revista Investigações, 19(2), 37–47. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1438

Número

Sección

Artigo - Linguística (seção livre)