Os processos coesivos em diferentes gêneros na interlíngua escrita de aprendizes brasileiros de inglês

Auteurs

  • Stella Maria Miranda Vieira Universidade Estadual do Ceará

Résumé

O objetivo desta pesquisa foi verificar se a diferença de gênero tem influência sobre a escolha de estratégias coesivas por aprendizes brasileiros de inglês ao produzirem textos escritos nesta língua. Com base em Halliday e Hasan (1989) e Koch (1998; 2001), foram examinados os diferentes tipos de cadeias coesivas (de identidade e de semelhança), a interação entre elas e sua freqüência em função do gênero produzido. Procedeu-se também a um levantamento dos marcadores de progressão tópica. Os resultados obtidos mostram textos suficientemente coesos e preferência pelas cadeias de identidade nos dois gêneros, embora tal preferência se acentue na narrativa.

Biographie de l'auteur

Stella Maria Miranda Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), atualmente é professora visitante da Universidade Estadual do Ceará.

Références

HALLIDAY, Michael A. K. 1985. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold.

______.; HASAN, Ruqaiya. 1989 (2 ed). Language, context and text:

aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press.

KOCH, Ingedore V. 1988. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Editora Contexto.

______. 2001. A coesão textual. São Paulo: Editora Contexto

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Publiée

2006-07-18

Comment citer

Vieira, S. M. M. (2006). Os processos coesivos em diferentes gêneros na interlíngua escrita de aprendizes brasileiros de inglês. Revista Investigações, 19(2), 37–47. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1438

Numéro

Rubrique

Artigo - Linguística (seção livre)