Intertextualidade em textos universitários
Resumen
A análise da intertextualidade nos gêneros textuais escritos por alunos degraduação visa mostrar tanto a gradual aquisição de conhecimentos específicos a diferentes áreas disciplinares quanto a aquisição dos padrões ou cânones de expressão desse conhecimento. Tomando a intertextualidade como as relações explícitas e implícitas que um texto estabelece com outros textos, ela é vista não somente como uma questão dos outros textos a que um escritor se refere, mas também como esse escritor usa esses textos, para quê os usa e como se posiciona diante deles para elaborar seus próprios argumentos.Citas
ALLEN, Graham. 2000. Intertextuality. London: Routledge.
BAUMAN, Richard. 2004. A World of Others’ Words: cross-cultural
perspectives on intertextuality. Oxford: Blackwell.
BAZERMAN, Charles. 2007. Intertextualidades: Volosinov, Bakhtin,
Teoria Literária e Estudos de Letramento. In —: Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Cortez, p. 92-109.
______. 2006. Intertextualidade: como os textos se apóiam em ouros
textos. In —: Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, p. 87-103.
______. 1988. Shaping Written Knowledge. The genre and activity of the
experimental article in science. Madison: University of Wisconsin Press.
BERKENKOTTER, C. T.; HUCKIN, T. 1995. Genre knowledge in
disciplinary communication. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.
______.; ______.; ACKERMAN, J. 1991. Social context and socially
constructed texts: the initiation of a graduate student into a writing
research community. In: BAZERMAN, C.; PARDIS, J. (eds). Textual
dynamics of the professions. Madison: University of Wisconsin Press, p.
-215.
FAIRCLOUGH, Norman. 2005. Media Discourse. London: Arnold
______. 2003. Analysing Discourse. Textual analysis for social research.
London: Routledge.
HYLAND, Ken. 2000. Disciplinary Discourses. Social interactions in
academic writing. London: Longman.
KRISTEVA, Julia. 1974. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva.
MAINGUENEAU, Dominique. 2005. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar Edições.
______. 1991. L’Analyse du discours. Paris: Hachette.
— MARCUSCHI, Luiz Antonio; DIONISIO, Angela Paiva. 2005.
Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In:Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, p.13-30.
MEINHOF, Ulrike H.; SMITH, Jonathan, eds. 2000. Intertextuality and the Media: from genre to everyday life. Manchester: Manchester University Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Judith C. Hoffnagell

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.