Desafortunados na terra prometida: o discurso da mídia gaúcha sobre os novos imigrantes no RS
Resumen
Este trabalho visa identificar e analisar como se manifestam as relações culturais e identitárias presentes em uma reportagem especial on line denominada “Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul”, veiculada pelo portal de notícias da Zero Hora na seção “Notícias ZH”. Para isso, será aplicada a Teoria Semiolinguística do discurso como marco teórico e metodológico, além de conceitualizações sobre cultura e identidade e sua relação com o discurso analisado. Percebeu-se que a mídia gaúcha produz seu discurso embasada em afirmações generalistas dos imigrantes e apresenta o Brasil como um país desenvolvido do ponto de vista econômico.
Citas
CHARAUDEAU. Patrick. Uma análise semiolingüística do texto e do discurso. In : PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso : reflexões para o ensino. Rio de Janeiro : Lucerna, 2005, p. 11-27., 2005. Disponível em: < www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html>. Acesso em: 01 de agos 2015
_____.Um modelo sócio-comunicacional do discurso : entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, G. e PAULA, L de. (org.) Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. Uberlândia: Edufu, 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 de agos 2015
_____. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
_____. Discurso das Mídias. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. RJ: Vozes, 1995.
ZERO HORA. Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul. Disponível em: . Acesso em: 01 de agos 2015
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Aline Streck Donato, Sandra Portela Montardo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.