Desafortunados na terra prometida: o discurso da mídia gaúcha sobre os novos imigrantes no RS
Abstract
Este trabalho visa identificar e analisar como se manifestam as relações culturais e identitárias presentes em uma reportagem especial on line denominada “Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul”, veiculada pelo portal de notícias da Zero Hora na seção “Notícias ZH”. Para isso, será aplicada a Teoria Semiolinguística do discurso como marco teórico e metodológico, além de conceitualizações sobre cultura e identidade e sua relação com o discurso analisado. Percebeu-se que a mídia gaúcha produz seu discurso embasada em afirmações generalistas dos imigrantes e apresenta o Brasil como um país desenvolvido do ponto de vista econômico.
Riferimenti bibliografici
CHARAUDEAU. Patrick. Uma análise semiolingüística do texto e do discurso. In : PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso : reflexões para o ensino. Rio de Janeiro : Lucerna, 2005, p. 11-27., 2005. Disponível em: < www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html>. Acesso em: 01 de agos 2015
_____.Um modelo sócio-comunicacional do discurso : entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, G. e PAULA, L de. (org.) Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. Uberlândia: Edufu, 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 de agos 2015
_____. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
_____. Discurso das Mídias. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. RJ: Vozes, 1995.
ZERO HORA. Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul. Disponível em: . Acesso em: 01 de agos 2015
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Aline Streck Donato, Sandra Portela Montardo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.