COVID-19 e desinformação: notas sobre o serviço brasileiro “Saúde sem Fake News” e seu leitor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254221

Palabras clave:

literacidades, desinformación, COVID-19.

Resumen

El objetivo de este artículo es analizar el contenido temático del servicio de fact-cheking “Saúde sem Fake News” del Ministerio de la Salud de Brasil en el contexto de la COVID-19. El estudio se fundamenta en los conceptos de los Estudios de Literacidad. La pesquisa, de abordaje cualitativo y cuantitativo, se ha basado en 86 postajes en internet sobre el coronavirus. Los resultados apuntan para un perfil de lector de redes sociales preocupado con la enfermedad pero que necesita confrontar creencias personales con evidencias científicas. El servicio de chequeo se muestra como una política que contribuye para la educación científica en el enfrentamiento de la desinformación y fake news.

Biografía del autor/a

Fabiana Komesu, Universidade Estadual Paulista

Professora doutora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP). São José do Rio Preto-SP.

Juliana Renata Pereira da Costa, Universidade Estadual Paulista

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP). São José do Rio Preto-SP.

Ana Cláudia Bertini Ciência, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP). São José do Rio Preto-SP.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tocantinópolis-TO.

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Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Komesu, F., Costa, J. R. P. da, Ciência, A. C. B., & Silva, C. da. (2022). COVID-19 e desinformação: notas sobre o serviço brasileiro “Saúde sem Fake News” e seu leitor. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254221

Número

Sección

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)