Os pontos cegos da teoria de Wolfgang Iser
Résumé
O presente artigo trata de alguns aspectos da obra de Wolfgang Iser, teórico alemão de pouca visibilidade na crítica acadêmica brasileira. Os principais problemas metodológicos encontrados em Iser ainda não foram suficientemente documentados e analisados por especialistas e tradutores de sua obra. O artigo pretende contribuir para uma expansão do conhecimento crítico dos textos de Iser, questionando o lugar que o autor ocuparia na teoria literária contemporânea. Serão abordadas determinadas questões aporéticas que geram impasse na construção argumentativa das teses iserianas, sobretudo a partir do problema de uma consciência sem intencionalidade — postulado precário para a fenomenologia moderna.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Maria Elvira Malaquias de Carvalho 2013

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.