Processos de significação em um guia de prevenção da violência sexual na infância

Auteurs

  • Juliana Castro Santana Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) - Faculdade de Tecnologia de Jacareí (FATEC - Jacareí)

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.236366

Résumé

Considerando que sujeitos e sentidos se constituem mutuamente e que a linguagem não é transparente, este estudo, ancorado nos pressupostos da Análise de Discurso, se propõe a analisar os processos discursivos em funcionamento em um guia de prevenção da violência sexual para crianças a partir dos 4 anos. Em função do caráter social da educação e da articulação entre ensino, conhecimento e sociedade, pareceu-nos significativo refletir sobre o modo como o Estado, através das instituições e dos discursos que nelas circulam, administra o complexo processo de significação sobre a violência sexual na infância, produzindo identificações e efeitos de verdade.

Biographie de l'auteur

Juliana Castro Santana, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) - Faculdade de Tecnologia de Jacareí (FATEC - Jacareí)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás; Professora associada de Língua Inglesa da FATEC - Jacareí.

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Publiée

2018-12-29

Comment citer

Santana, J. C. (2018). Processos de significação em um guia de prevenção da violência sexual na infância. Revista Investigações, 31(2), 198–223. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.236366

Numéro

Rubrique

Seção 3 - QUESTÕES SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA: CINISMO, VERDADE E IDEOLOGIA NAS TRAMAS DO POLÍTICO