Entre a asfixia e a resistência: a “luta ideológica de movimento” em torno da educação nacional

Auteurs

  • Bruna Maria de Sousa Santos UFCG
  • Washington Silva de Farias UFCG

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238182

Résumé

Neste artigo, buscamos compreender o funcionamento das políticas de significação dos discursos dos movimentos Escola sem Partido (MESP) e Professores contra o Escola sem Partido (MPCESP), inscritos em uma luta ideológica em torno do imaginário sobre a educação nacional. Entendemos que...

Bibliographies de l'auteur

Bruna Maria de Sousa Santos, UFCG

Mestra pelo programa Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi aluna de mobilidade internacional no mestrado de Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade de Coimbra, Portugal. Está vinculada ao grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, cadastrado no CNPq. Possui experiência em Análise do Discurso e Linguística Aplicada.

Washington Silva de Farias, UFCG

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição e representação discursiva de sujeitos e sentidos; discurso, memória e identidades; discurso, educação e ensino.

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Publiée

2018-12-29

Comment citer

Santos, B. M. de S., & Silva de Farias, W. (2018). Entre a asfixia e a resistência: a “luta ideológica de movimento” em torno da educação nacional. Revista Investigações, 31(2), 128–144. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238182

Numéro

Rubrique

Seção 2 – SOBRE RETROCESSOS E RESISTÊNCIA: OLHANDO PARA O GOLPE, AS OCUPAÇÕES, A EDUCAÇÃO