Tout est venu pour partir: notes sur un livre de Marília Garcia
DOI :
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265183Mots-clés :
Marília Garcia, poésie brésilienne contemporaine, addresse lyriqueRésumé
L'article propose une lecture de Expedição: nebulosa (2023), de Marília Garcia. En prenant le livre pour son caractère expérimental, des éléments récurrents dans le projet poétique de l'écrivain sont considérés, notamment son rapport au littéralisme (entendu comme problématisation des formules inhérentes au lyrique). Le titre fait allusion à un projet adressé et transitif et à la notion de voyage. En parallèle, nebulosa suggère un certain caractère rhizomatique dans l'ordonnancement des images, dans la structuration des poèmes et des sections, ainsi que dans les lectures et les expériences que la mémoire transforme lors de l'élaboration de l'écriture poétique. Des éléments relatifs au caractère performatif de l’écriture littéraire sont également examinés.
Références
AGUILAR, Gonzalo; CÂMARA, Mario. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 1992.
CACASO. Poesia completa. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.
CAMARGO, Goiandira de F. Ortiz. Subjetividade e experiência de leitura na poesia lírica brasileira contemporânea. In: PEDROSA, Célia; ALVES, Ida. (orgs.). Subjetividades em devir. Estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
CARMO, Luiz Diego Sacramento do; CHAVES, Wilson Camilo. Freud e o sintoma nas Conferências introdutórias: algumas considerações. Natureza humana, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 100-119, jun. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151724302019000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2024.
GARCIA, Marília. Expedição: nebulosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
GARCIA, Marília. Raízes que ecoam. Entrevista concedida a Luiz Felipe Cunha. Candido, 150, maio de 2024. Disponível em: https://www.bpp.pr.gov.br/Candido/Noticia/ENTREVISTA-Marilia-Garcia. Acesso em: 25 maio 2024.
MENESES, Adélia Bezerra. Memória e ficção (I) (Aristóteles, Freud e a memória). Do poder da palavra, ensaios de Literatura e Psicanálise. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 131-142.
MICHELETTI, Guaraciaba. Os sentidos e o estilo de Cacaso em Grupo escolar. Interfaces, Guarapuava, v. 8, n. 3, p. 61- 72, out./nov./dez., 2017.
NOUSS, Alexis. La condition de l´exilé. Penser les migrations contemporaines. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l´homme, 2015.
PEDROSA, Célia. Poesia, crítica, endereçamento. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. (orgs.). Expansões contemporâneas. Literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.
RICIERI, Francine Weiss; OLIVEIRA, Waltencir Alves de. Sobreposição não-cartográfica de mapas: cartografias, apropriações e endereçamentos em Marília Garcia. In: PIRES, Antonio Donizete; VIVALDO, Leonardo V. (orgs.). Em trânsito transverso leituras de poesia brasileira contemporânea. São Paulo. Cultura Acadêmica. 2024. p. 569-592.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Francine Fernandes Weiss Ricieri, Waltencir Alves de Oliveira 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.