Caïn ou le négatif producteur d’un siècle naissant. Conrad, Unamuno, Hesse
Resumo
Trata-se de mostrar, através de três reescrituras dos anos 1910-1920 (The Scret Sharer de J. Conrad, Abel Sanchez de M. de Unamuno e Demian de H. Hesse), como as ambigüidades do mito bíblico de Caim dão forma às interrogações de um período aspirante da regeneração frente ao desmoronamento dos valores do século XIX. No prelúdio da visão de desencantamento dos pensadores da modernidade, o capítulo IV de Gêneses alimenta a expressão de uma psicologia da cisão, tomada de consciência paradoxal equivalente ao desencadeamento do processo de individualização. Figura paradoxal do assassino criador, Caim, com efeito, opera nessas obras como um agente de renovação e abertura dos possíveis, oferecendo assim sua amplitude à personagem do Homem Novo que habita o imaginário da época.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Véronique Léonard-Roques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.