Aulas de Língua Portuguesa na internet: uma análise discursiva

Autori

  • Jauranice Rodrigues Cavalcanti UFTM

Abstract

Este artigo discute o impacto de novas tecnologias nas práticas escolares, as transformações que provocam na atuação do professor e em sua interação com os alunos. Para isso, selecionamos uma série de aulas de Língua Portuguesa veiculadas no youtube com o objetivo de explicitar um conjunto de elementos presentes nesse material relacionando-os aos que costumam ser atribuídos às aulas “tradicionais” de Português. Os resultados apontam para uma aproximação entre os elementos analisados e aqueles característicos de gêneros do discurso publicitário.

Palavras-chave: aula de português; gênero de discurso; cena de enunciação.

Come citare

Cavalcanti, J. R. (2012). Aulas de Língua Portuguesa na internet: uma análise discursiva. Revista Investigações, 25(2), 87–103. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/341

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)