Discurso religioso, o corpo e o ciúme em Dom Casmurro
Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar em que medida a representação do corpo construída pelo discurso narrativo em Dom Casmurro, de Machado de Assis, contribui para tornar justificável o ciúme do personagem masculino protagonista desta obra. A voz responsável pelas representações do corpo feitas nessa narrativa é afinada com o discurso religioso cristão. Para melhor entender essa afinidade, faremos um breve passeio pelos aspectos implicados nesse olhar (discurso) religioso sobre o corpo, bem como utilizaremos conceitos (Almeida, 2001) que expliquem o funcionamento desse tipo de discurso.Referências
ALMEIDA, Eliana. 2001. Discurso religioso: um espaço simbólico
entre o céu e a terra. In: DI RENZO, Ana Maria, et alii. Campinas:
Pontes.
ALTHUSSER, Louis. 1998. Aparelhos ideológicos do estado. 7.ed. Rio
de Janeiro: Edições Graal.
ASSIS, Machado. 1979. Dom Casmurro. 9.ed. São Paulo: Ática.
BÍBLIA SAGRADA. 1980. 29.ed. São Paulo: Ave Maria.
CALDWELL, Helen. 2002. O Otelo brasileiro de Machado de Assis:
um estudo de Dom Casmurro. São Paulo: Ateliê Editorial.
CATONNÉ, Jean-Philippe. 2001. A sexualidade, ontem e hoje. 2.ed.
São Paulo: Cortez.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. 1996. Mil Platôs — capitalismo
e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. 1986. Novo dicionário da
língua portuguesa. 2ª.ed.rev.aum. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
FOUCAULT, Michel. 1999. História da sexualidade 3: o cuidado de
si. Rio de Janeiro: Edições Graal.
______. Microfísica do Poder. 2002. 17.ed. Rio de Janeiro: Edições
Graal.
LE GOFF, Jacques. A rejeição do prazer. In: DUBY, Georges (org.).
Amor e sexualidade no Ocidente. Lisboa: Terramar, [2001]. Coleção
Pequena História.
ORLANDI, Eni (org.). 1996. O discurso religioso. In: — A linguagem
e seu funcionamento. 4.ed. Campina: Pontes.
PAVIS, Patrice. 1999. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva.
PLATÃO. Fedro. 2003. São Paulo: Martin Claret.
SANTIAGO, Silviano. 1978. Uma literatura nos trópicos: ensaios
sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva.
SCHMITT-PANTEL, Pauline. A criação da mulher: um ardil para a
história das mulheres. In: MATOS, Maria Izilda S.; SOIHET, Rachel
(org.). 2003. O corpo feminino em debate. São Paulo: Unesp.
TUCHERMAN, Ieda. 1999. Breve história do corpo e de seus
monstros. Lisboa: Veja, Passagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Roberta Ramos Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.