A estratégia de “coopetição” em uma cooperativa da indústria da construção civil.

Davi Teixeira Pinheiro, José de Paula Barros Neto

Resumo


A relação interoganizacional pode ocorrer de três modos: competindo, colaborando ou um misto dos dois, isto é, cooperando e competindo simultaneamente, que é denominado de “coopetição”. Este último é um tema ainda pouco explorado pela academia e apresenta diversas lacunas quanto ao conceito, contexto, processo e aplicação no mundo dos negócios. Apesar da literatura apresentar diversos modelos de “coopetição”. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de analisar o processo de “coopetição” em uma cooperativa de compras da indústria da construção civil no Ceará. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e por de documentos fornecidos pela cooperativa, e analisados utilizando o software Iramuteq. Os resultados confrontados com a literatura, evidenciam que a cooperativa, em estudo, é a união de empresas concorrentes que realizam compras conjuntas em condições contratuais melhores que quando realizam individualmente. Cooperando nas atividades longe dos clientes e concorrendo nas próximas aos clientes, isto é, cooperaram na aquisição de matéria-prima e concorrer na venda do produto.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

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