A estratégia de “coopetição” em uma cooperativa da indústria da construção civil.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2020.247144

Mots-clés :

“coopetição”, cooperar, competir, cooperativa, construção civil

Résumé

A relação interoganizacional pode ocorrer de três modos: competindo, colaborando ou um misto dos dois, isto é, cooperando e competindo simultaneamente, que é denominado de “coopetição”. Este último é um tema ainda pouco explorado pela academia e apresenta diversas lacunas quanto ao conceito, contexto, processo e aplicação no mundo dos negócios. Apesar da literatura apresentar diversos modelos de “coopetição”. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de analisar o processo de “coopetição” em uma cooperativa de compras da indústria da construção civil no Ceará. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e por de documentos fornecidos pela cooperativa, e analisados utilizando o software Iramuteq. Os resultados confrontados com a literatura, evidenciam que a cooperativa, em estudo, é a união de empresas concorrentes que realizam compras conjuntas em condições contratuais melhores que quando realizam individualmente. Cooperando nas atividades longe dos clientes e concorrendo nas próximas aos clientes, isto é, cooperaram na aquisição de matéria-prima e concorrer na venda do produto.

Bibliographies de l'auteur-e

Davi Teixeira Pinheiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestre em Administração e Controladoria e Professor do Departamento de Construção Civil (DCC) do IFCE

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Administração e Professor Titular da UFC

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Publié-e

2020-08-06