The Digital transformation is already a reality in companies

a study in digital marketing organizations in Itabaiana/SE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2023.260732

Keywords:

digital transformation, digital mindset, digital culture

Abstract

This work aims to analyze the presence of Digital Transformation elements in Digital Marketing companies in Itabaiana/SE. To this end, a qualitative, exploratory research was adopted, with data collection based on a semi-structured script. The work was developed based on a single case study in specialized Digital Marketing companies in Itabaiana/SE. It was realized that digital transformation is the possibility of improving business; that the use of its elements allows companies to advance the customer experience and achieve better results. Regarding the presence of elements in organizations, it was found that there is a considerably high level of knowledge and its application, and it can be concluded that they have a digital mindset.

Author Biographies

Hiago da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Comunicação (UFS) e Bacharel em Administração (UFS). Atuou junto ao Banese, SEBRAE, Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE), PRODAP/UFS, SEDUC/SE e foi presidente da empresa de consultoria júnior em Administração e Ciências Contábeis (ADCON/UFS). Já atuou como Professor Colaborador na UFS e instrutor em curso de gestão administrativa no Senac/SE e também na Domínio Qualificação Profissional. Atualmente, é empreendedor e consultor empresarial na Estratex; mentor acadêmica em sua empresa Sisant Mentoria; e Professor Consultor III na UNIPLAN. É membro do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFS (LEI); membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Gestão e Organização (NIGO) e do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI), ambos na UFS. Tem interesses nas áreas de empreendedorismo e inovação e em gestão da informação e do conhecimento.

Antônio Vinícius Silva Caldas, Universidade Federal de Sergipe

 

 

References

AUGUSTO, C. A. et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 51, n. 4, p. 745–764, out. 2013.

ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. M. Transformação Digital: Gerando valor para o “Novo Futuro”. GVEXECUTIVO: V 20, N 1, JAN/MAR 2021.

BHARADWAJ, A. et al. Estratégia de Negócios Digitais: Rumo a uma Próxima Geração e Insights. MIS Quarterly, 37(2), p. 471–482, 2013.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. John W. Creswell ; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007.

ÁVILLA, T. J. T.; LANZA, B. B. B.; VALLOTO, D. Uma visão geral da rede.gov.br como mecanismo federativo para o desenvolvimento do governo digital no Brasil. Association for Computing Machinery, 2022.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

JEREMIAS, A. C. Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo. Araranguá, 2022.

KANE, G. C. et al. Maturidade digital, não transformação digital. MITSloan Management Review, 2017.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NACIF, S. Transformação digital no varejo sob perspectiva dos vendedores de lojas físicas e das atividades tradicionais do funil de vendas. São Paulo, 2020.

NOVAIS FILHO, M. J.; MATTOS, C. A. Transformação digital e as mudanças na criação de valor: foco no segmento do varejo. Congresso Transformação Digital, 2020.

RABELO, A. Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade. Rockcontent, 2016.

REBELO, F. O impacto da transformação digital nas organizações: marketing digital e consumidor. Comunicación institucional y cambio social. Sevilla, p. 174 – 191, 2017.

SALUME, P. K.; PINTO, M. R. O que andam falando sobre transformação digital: uma revisão sistemática da literatura. REGIT, Fatec-Itaquaquecetuba, SP, v. 17, n. 1, p. 108-124, jan/jun 2021.

SEN CHEN, V. A.; VASCONCELLOS, S. L. Transição em modelos de negócios a partir de capacidades digitais: o desafio da tecnologia 5G no setor de games. XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022 On-line - 21 - 23 de set de 2022.

VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo, Editora Atlas S.A. – 2009.

WEISS, M. C. Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. ESTUDOS AVANÇADOS. 33 (95), pp. 203–214, 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Cristhian Matheus Herrera – 5. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

YOO, Y.; HENFRIDSSON, O.; LYYTINEN, K. A nova lógica organizadora da inovação digital: uma agenda para pesquisa em sistemas de informação. Information Systems Research, 21(4), pp. 724-735, 2010.

Published

2023-12-29