Gestão do conhecimento em organizações públicas complexas: um estudo de caso na UFRPE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2019.244994

Palabras clave:

gestão do conhecimento, universidades, nível de maturidade

Resumen

O conhecimento é a grande finalidade de uma universidade e a gestão de conhecimento (GC) situa-se na criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento nas organizações. Dada a complexidade das universidades brasileiras, buscou-se investigar o nível de maturidade em GC da UFRPE, por perfil profissional. O estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. Utilizou-se o modelo de Batista para instituições públicas, com adaptações para a realidade institucional. A análise de 245 questionários respondidos classificou a universidade no Nível Iniciação em GC. As percepções são diferentes conforme o perfil analisado, mas todas apontam no sentido de que é preciso avançar muito na GC. Também são apresentadas as limitações do estudo e indicações de estudos futuros.  

Biografía del autor/a

Ariella Rayder Gomes de Souza Cahú, UFRPE

Mestre em Administração Pública pelo PROFIAP UFRPE. Servidora da UFRPE.

Catarina Rosa e Silva de Albuquerque, UFRPE

Professora Assistente da UFRPE no curso de Administração

Ionete Cavalcanti de Moraes, UFRPE

Professora Adjunta da UFRPE no curso de Administração e no PROFIAP

Jorge da Silva Correia-Neto, UFPE

Doutor em Administração com foco em tecnologia da informação no PROPAD-UFPE. Mestre e graduado em Administração pela UFPE. Professor Adjunto da UFRPE desde 2006, onde atua como professor de disciplinas ligadas à TI. Professor do PROFIAP.

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Publicado

2020-06-05