Trabalho em transformação: do coworking ao home office as novas formas de atuação frente à Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-0115.2020.247008Palavras-chave:
coworking, tele-trabalho, varejo, COVID-19Resumo
Resumo: O presente artigo, primeiramente se propôs a entender uma nova forma de trabalho em ambientes de varejo. O ambiente pesquisado denomina-se Coffe Shop, utilizado como ponto de lazer, encontros e também para reuniões de trabalho. Os atributos destacados pelos entrevistados configuraram o espaço como um coworking, com estrutura tecnológica e de viés colaborativo para a configuração de novas ideias. As transformações abruptas que vieram com a pandemia, a partir de março de 2020, alteraram as formas de trabalho para muitos profissionais, não se sabe se serão momentâneas ou não, mas houve a possibilidade de ampliação da pesquisa frente ao contexto vigente com a COVID-19. Do coworking ao home office, muitas pessoas tiveram que assumir novas formas de realizar as suas atividades, dessa forma, a pesquisa também ampliou o seu escopo e apontou alguns percalços e benefícios do tele-trabalho, como a possibilidade de realizar o distanciamento social, mas também a dificuldade de conciliar a rotina doméstica com as atividades da empresa.
Referências
ALMEIDA, Márcia; CERETTA, Simone; FROEMMING, Lurdes. Trabalhando em Home Office.Disponível em: https://www.linkedin.com/posts/marciaalmeidaexperience_pensemarketing-homeoffice-trabalhoremoto-activity-6681266948233273344-ViH5 Acesso em: 29/06/2020.
ANDRICH, Mara. Compartilhar ou não compartilhar: eis a questão. Revista Brasileira de Administração. Ed. 116. Jan/Fev de 2017.
BERKOWITZ, Eric N.; KERIN, Roger A.; HARTLEY, Steven W.; RUDELIUS, William.Marketing. v. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas, 2005.
BOUNCKE, Ricarda B., REUSCHL, Andreas J., CWS – spaces: how a phenomenon of the sharing economy builds a novel trend for workplace and for entrepreneuship. Management Science.22sep.2016.Disponívelem: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11846-016-0215-y. Acesso em 20/04/2018.
BUENO, Ricardo. O café e o Iluminismo. In: BUENO, Ricardo. A história da economia brasileira: dos cafezais nasce um novo Brasil. Porto Alegre: Quatro Projetos, 2011.
BURKE, Peter; BRIGGS, Asa. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
BROWN, Julie. Curating the “Third Place”? CWS and the matiation of creativity. Geoforum, n. 82, p. 112-126. 11 abr. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0016718517300866?via%3Dihub. Acesso em: 12/04/2018.
CAMPOS, J. G. C.; TEIXEIRA, C. S.; SCHMIT, A. (2013). Coworking Spaces: Concepts,Types and Features. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/282701860 Coworking Spaces Concepts Types and Features>. Acesso em: 14/07/2017.
COBRA, Marcos; BREZZO, Roberto. O novo marketing. São Paulo: Elsevier, 2010.
DaMATTA, Roberto. O que faz o Brasil. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1986.
FEIJÓ, Bruno Vieira. O mapa do coworking no Brasil. Pequenas empresas grande negócios. nº 342. Julho, 2017.
FOST, D. (2008). Coworking: a cooperative for the modern age. The New York Times, São Francisco, 21 de fevereiro de 2008.
GANDINI, A. The rise of coworking spaces: A literature review. Ephemera, v. 15, n. 1, p. 193–205, 2015.
KWIATKOWSKI, Angel; BUCZYNSKI, Beth. Coworking: How freelancers escape the coffee shop office, 2011
LEFORESTIER, A. (2009). The coworking space concept. CINE Term Project. Indian Institute of Management (IIMAHD). Ahmedabad.
MORGADO, Maurício Gerbaudo; GONÇALVES, Marcelo Neves. Varejo: administração de empresas comerciais. São Paulo: Editora SENAC, 1999.
MORISET, B. (2013). Building new places of the creative economy. The rise of coworking spaces. Recuperado em 26 de agosto de 2015 em https://hal-univ lyon3.archivesouvertes. fr/halshs-00914075/document.
PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
PINE II, Joseph; GILMORE, James. O espetáculo dos negócios: desperte emoções que seduzam os clientes, sensações intensas determinam o valor de produtos e serviços. Rio de Janeiro: campus, 1999.
RAMUSKI, Carmen Lidia; CARLOMAGNO Isabella Cappucci . Coworking no Varejo: um estudo de caso no comércio alimentício. CLAV – 11º Congresso Latino-Americano de Varejo 2017.Out., São Paulo, 2017. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/clav/clav2017/paper/viewPaper/6136. Acesso em: 29/05/2018.
SALLES FILHO, S. L. M.; MELLO, D L.; BONACELLI, M. B. M. (1999). Reorganização institucional como um processo de modernização das relações entre os agentes de inovação. In: Gomes, M. F. M., & Costa, F. A. (orgs.). (Des) Equilíbrio Econômico e Agronegócio. Viçosa.
SEBRAE. Co-working é uma boa prática para os pequenos negócios. 2015. Disponível em:http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/co-working-e-uma-boa-pratica-para-os-p equenos negócios. Acesso em: 28 mai. 2016.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre : Bookman, 2011.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2010.
ZAMBERLAN, Luciano; SPAREMBERG, Ariosto (Org.). Gestão de varejo: estratégias e comportamento do consumidor. Ijuí: Unijuí, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos submetidos são de responsabilidade exclusiva de sua autoria, que preserva o seu direito autoral.
É permitida a citação dos trabalhos publicados sem prévia autorização desde que seja explícita a menção à fonte da RMP