Mulheres empreendedoras e o uso das redes sociais no Brasil: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-0115.2025.267097Palabras clave:
empreendedorismo feminino, redes sociais, inovação, mulher empreendedoraResumen
O empreendedorismo feminino no Brasil cresce motivado por busca de autonomia, renda e realização pessoal/profissional. Porém, as mulheres enfrentam desafios culturais e no uso estratégico das redes sociais. A pesquisa (revisão sistemática dos últimos 5 anos) mostra que o Instagram é a principal plataforma de divulgação, enquanto o WhatsApp é crucial para fechar vendas. O estudo analisa como essas ferramentas podem fortalecer negócios liderados por mulheres, destacando a necessidade de maior domínio tecnológico para potencializar resultados.
Citas
AMORIM, Ana Flavia Ferreira de Melo. Doce conexão: Podcast sobre empreendedorismo feminino, confeiteiras e redes sociais na internet. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
AVELINO DA SILVA , J.; MARTINS DE SOUZA , M. .; KATO-CRUZ, E. M. .; ENDO, G. Y. EMPREENDEDORISMO FEMININO: o papel das mulheres no ecossistema do Oeste Paulista. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 6, n. 3, 2022. DOI: 10.30781/repad.v6i3.14357. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/14357. Acesso em: 23 jul. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BOMFIM, Lea Cristina Silva; TEIXEIRA, Rivanda Meira; MONTENEGRO, Ludmilla Meyer. Empreendedorismo feminino em empresas de turismo e intenções de crescimento dos negócios. Caderno Virtual de Turismo, v. 19, n. 2, 2019.
BORGES, Paulo Cesar Rodrigues; DA COSTA SILVA, Ana Paula Pena. Mulheres empreendedoras e Estratégias de Marketing nas Redes Sociais: Um estudo no segmento da moda do Agreste Pernambucano”. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, v. 14, n. 46, p. 01-05, 2023.
BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2, 2016.
CARDOSO, Marttina Sara Guimarães; DE SOUZA, Igor Guevara Loyola. DIFICULDADES QUE AS MULHERES ENFRENTAM AO EMPREENDER: O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DA RESILIÊNCIA HUMANA NA SUPERAÇÃO DESSAS BARREIRAS. Revista Gestão em Análise, v. 11, n. 2, p. 77-92, 2022.
CORRÊA; V. S., VALE, G. M. V., MELO, P. L. D. R., & Cruz, M. D. A. O “problema da imersão” nos estudos do empreendedorismo: uma proposição teórica. Revista de Administração Contemporânea, 24, 232-244, 2020.
CORRÊA; V. S., VALE, G. M. V., MELO, P. L. D. R., & Cruz, M. D. A. O “problema da imersão” nos estudos do empreendedorismo: uma proposição teórica. Revista de Administração Contemporânea, 24, 232-244, 2020.
COSTA, CESAR VINICIUS PEREIRA. CONFIGURAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DE STARTUPS E DESEMPENHO DESSES EMPREENDIMENTOS INOVADORES' 25/05/2020 105 f. Mestrado em ADMINISTRAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre Biblioteca Depositária: www.lume.ufrgs.br
DA SILVA SANTOS, Arantxa Carla et al. IRACEMA: EMPREENDEDORISMO DA MULHER RIBEIRINHA NA ILHA DO COMBU, PA. Nova Revista Amazônica, v. 10, n. 2, p. 161-167, 2022.
DAMIANI, R. M.; TUMELERO, C. The Influence of intrapreneurship on accelerating digital transformation in a bank’s credit operations center. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, São Paulo, SP, v. 12, n. 1, p. e2171, 2023. DOI: 10.14211/regepe.esbj.e2171. Disponível em: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/2171. Acesso em: 3 jul. 2023.
DE ALMEIDA BIZARRIA, Fabiana Pinto et al. Representações sociais sobre empreendedorismo feminino em webséries do Sebrae. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 16, n. 2, p. 150-166, 2022.
DE CASTRO, Gabrielly Coelho; DE ARAUJO, Luana Martins; CARVALHO, Paula Karinne Ferreira. Educação Empreendedora: Utilização das redes sociais como ferramentas potenciadoras do Marketing Digital em micro e pequenas empresas na cidade de Codó-MA. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 41523-41534, 2021.
DE MATHIAS FONTANA, Darah et al. Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino. Revista Ciências Adiministrativas, v. 27, n. 1, p. 11161, 2021.
DE OLIVEIRA RODRIGUES, Cinthia; LOPES, Maria Lúcia Bahia; DOS SANTOS, Marcos Antônio Souza. Empreendedorismo feminino e agricultura: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e42111326741-e42111326741, 2022.
DE OLIVEIRA, Alane Pereira et al. Agenda 2030 e cooperativismo: Um estudo sobre a Coopercuc no semiárido baiano. Desenvolvimento do semiárido: Organizações, gestão, inovação & empreendedorismo Volume 2, p. 10.
DE SOUZA FONSECA, Diego Leonardo; FONSECA, Maria Gabriella Flores Severo. O TikTok como ferramenta de inovação em serviços de informação em bibliotecas. Em Questão, p. 116231-116231, 2022.
DOS SANTOS, Camila. O EMPREENDEDORISMO FEMININO E O USO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIO NA PANDEMIA DO COVID-19. Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica ISSN-2358-8446, 2022.
FERREIRA, F. Carolina; VASCONCELOS, Bruno. Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da marca Itaú. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 12, 2019.
FERREIRA, F. Carolina; VASCONCELOS, Bruno. Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da marca Itaú. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 12, 2019.
FIGUEIREDO, M. D.; MESQUITA, R.F. Empreender é coisa de mulher? A reprodução da norma masculina do empreendedorismo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 34., 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2015. p. 1-14.
FIGUEIREDO, M. D.; MESQUITA, R.F. Empreender é coisa de mulher? A reprodução da norma masculina do empreendedorismo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 34., 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2015. p. 1-14.
FONTANA et al., Darah de Mathias. Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino. Revista Ciências Adiministrativas, v. 27, n. 1, p. 11161, 2021.
GIORDANI, M. da S.; SCHLUP, D., BEUREN, I. M. Antecedentes do uso de mídias sociais e seus efeitos na resiliência e inovação de startups. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1), e2062, 2023. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2062
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro et al. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas redes sociais pelos universitários brasileiros. Texto Digital, v. 10, n. 1, p. 4-23, 2014.
JOSUÉ, E. K. .; DA HORA NETO, F. M. .; BRITO TELES, N. E. .; SALES PAIXÃO, P. B. .; REIS OLIVEIRA, R. C. . MARKETING DIGITAL NA PERSPECTIVA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO EM SERGIPE. Revista Formadores, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 83–101, 2021. DOI: 10.25194/rf.v14i1.1461. Disponível em: https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1461. Acesso em: 22 jul. 2023.
JUNIOR, Glauber Soares; SCHEMES, Claudia. Moda e economia criativa—diálogos possíveis: consumo, sustentabilidade e empreendedorismo feminino na série Girlboss. Diálogo com a Economia Criativa, v. 8, n. 22, p. 68-85, 2023.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 2016.
LUCAS, J. R. D.; SOUZA, C. A. D. Mudanças no Marketing das Organizações Decorrentes do Uso de Plataformas de Redes Sociais: Casos Brasileiros. RISTI-Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 18, p. 83-98, 2016.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo, SP: Atlas; GEN, 2017. 368 p.
MATHIAS FONTANA, Darah et al. Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino. Revista Ciências Administrativas, v. 27, n. 1, p. 11161, 2021.
MENEGON, Leticia Fantinato et al. Empreendedorismo feminino de baixa renda: Quando o negócio é a privacidade. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 443-468, 2020.
MILANÊS, Renata B. “Todo mundo aqui quer ser patrão”: pernambucanizando o empreendedorismo no Polo de Confecções de Roupas do Agreste. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize; TEIXEIRA, Alex Niche. Análises qualitativas nos estudos organizacionais: as vantagens no uso do software nvivo®. Revista Alcance, v. 23, n. 4 (Out-Dez), p. 578-587, 2016.
PEREIRA, Jocimario Alves; DA SILVA JUNIOR, Jairo Ferreira; DA SILVA, Everton Vieira. Instagram como ferramenta de aprendizagem colaborativa aplicada ao ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119-131, 2019.
PEREIRA, Jocimario Alves; DA SILVA JUNIOR, Jairo Ferreira; DA SILVA, Everton Vieira. Instagram como ferramenta de aprendizagem colaborativa aplicada ao ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119-131, 2019.
PINTO FILHO, Jovino et al. EMPREENDEDORISMO MATERNO: a importância das redes sociais na viabilidade dos negócios gestados por mães em Maceió/AL. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 14, n. 2, 2023.
RAMOS, Karla de Souza; VALDISSER, Cassio Raimundo. das dificuldades ao sucesso: os caminhos tortuosos e cheios de obstáculos enfrentados por empreendedoras. Revista GeTeC, v. 8, n. 20, 2019.
SANTAELLA, Lucia; CARDOSO, Tarcisio. Para inteligir a complexidade das redes. Revista Famecos, v. 21, n. 2, p. 742-765, 2014.
SANTANA, Raisa Teixeira; MONTENEGRO, Ludmilla Meyer. Empreendedorismo Informal Digital e Social Commerce no Nordeste brasileiro: Um Modelo de Negócios no Instagram. Economia & Região, v. 8, n. 2, p. 129-152, 2020.
SANTOS, Flávia Oliveira et al. Empreendedorismo Feminino Sob a Perspectiva da Estratégia como Prática e Teoria Institucional. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 12, n. 3, p. 511-527, 2020.
SANTOS, Valmaria Lemos da Costa; SANTOS, José Erimar dos. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, v. 6, p. 307-328, 2014.
SCHINAIDER, Anelise Daniela; BARBOSA, Isabelle Noga. Os Influenciadores Digitais e a Relação com a Tomada de Decisão de Compra de seus Seguidores. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 98-115, 2019.
SILVA DINIZ, Gislene Cordeiro; DE OLIVEIRA GUIMARÃES, Liliane; FERNANDES, Duval Magalhães. Empreendedorismo imigrante e étnico: o papel das redes sociais no processo empreendedor de um imigrante sírio no Brasil. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), v. 14, n. 2, p. 161-174, 2019.
SILVA; E. A. P., COSTA, M. F.; MOURA, M. R. F. Mulheres empreendedoras e estratégias de marketing nas redes sociais: Um estudo no segmento da moda do Agreste Pernambucano. Journal of Perspectives in Management – JPM, 4, p. 52-67, 2020.
STUART, T. E., & SORENSON, O. Social networks and entrepreneurship. In S. A. Alvarez, R. Agarwal, & O. Sorenson (Eds.), Handbook of entrepreneurship research: Disciplinary Perspectives (pp. 233–252). New York, NY: Springer, 2005.
TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital. 2 ed. São Paulo: Novatec, 2018.
VALE, Gláucia Maria Vasconcellos; GUIMARÃES, Liliane de Oliveira. Redes sociais, informação, criação e sobrevivência de empresas. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, p. 195-215, 2010.
XAVIER, Antônio Roberto et al. Empreendedorismo feminino em Barreira, Ceará, Brasil. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), v. 14, n. 4, p. 5011-5029, 2023.
ZOUAIN, D.M; BALOG, D. L. T.; Mulheres empreendedoras sociais pretas no Rio: impactos pós-pandemia. XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022 On-line - 21 - 23 de set de 2022 2177-2576 versão online.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Simone Pires da Silva, Ademir Macedo Nascimento, Angélica Porto Cavalcanti de Souza, Jananda da Silva Pinto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos submetidos são de responsabilidade exclusiva de sua autoria, que preserva o seu direito autoral.
É permitida a citação dos trabalhos publicados sem prévia autorização desde que seja explícita a menção à fonte da RMP