Mulheres empreendedoras e o uso das redes sociais no Brasil: uma revisão sistemática da literatura

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2025.267097

Mots-clés :

empreendedorismo feminino, redes sociais, inovação, mulher empreendedora

Résumé

O empreendedorismo feminino no Brasil cresce motivado por busca de autonomia, renda e realização pessoal/profissional. Porém, as mulheres enfrentam desafios culturais e no uso estratégico das redes sociais. A pesquisa (revisão sistemática dos últimos 5 anos) mostra que o Instagram é a principal plataforma de divulgação, enquanto o WhatsApp é crucial para fechar vendas. O estudo analisa como essas ferramentas podem fortalecer negócios liderados por mulheres, destacando a necessidade de maior domínio tecnológico para potencializar resultados.

Références

AMORIM, Ana Flavia Ferreira de Melo. Doce conexão: Podcast sobre empreendedorismo feminino, confeiteiras e redes sociais na internet. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

AVELINO DA SILVA , J.; MARTINS DE SOUZA , M. .; KATO-CRUZ, E. M. .; ENDO, G. Y. EMPREENDEDORISMO FEMININO: o papel das mulheres no ecossistema do Oeste Paulista. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 6, n. 3, 2022. DOI: 10.30781/repad.v6i3.14357. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/14357. Acesso em: 23 jul. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BOMFIM, Lea Cristina Silva; TEIXEIRA, Rivanda Meira; MONTENEGRO, Ludmilla Meyer. Empreendedorismo feminino em empresas de turismo e intenções de crescimento dos negócios. Caderno Virtual de Turismo, v. 19, n. 2, 2019.

BORGES, Paulo Cesar Rodrigues; DA COSTA SILVA, Ana Paula Pena. Mulheres empreendedoras e Estratégias de Marketing nas Redes Sociais: Um estudo no segmento da moda do Agreste Pernambucano”. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, v. 14, n. 46, p. 01-05, 2023.

BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2, 2016.

CARDOSO, Marttina Sara Guimarães; DE SOUZA, Igor Guevara Loyola. DIFICULDADES QUE AS MULHERES ENFRENTAM AO EMPREENDER: O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DA RESILIÊNCIA HUMANA NA SUPERAÇÃO DESSAS BARREIRAS. Revista Gestão em Análise, v. 11, n. 2, p. 77-92, 2022.

CORRÊA; V. S., VALE, G. M. V., MELO, P. L. D. R., & Cruz, M. D. A. O “problema da imersão” nos estudos do empreendedorismo: uma proposição teórica. Revista de Administração Contemporânea, 24, 232-244, 2020.

CORRÊA; V. S., VALE, G. M. V., MELO, P. L. D. R., & Cruz, M. D. A. O “problema da imersão” nos estudos do empreendedorismo: uma proposição teórica. Revista de Administração Contemporânea, 24, 232-244, 2020.

COSTA, CESAR VINICIUS PEREIRA. CONFIGURAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DE STARTUPS E DESEMPENHO DESSES EMPREENDIMENTOS INOVADORES' 25/05/2020 105 f. Mestrado em ADMINISTRAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre Biblioteca Depositária: www.lume.ufrgs.br

DA SILVA SANTOS, Arantxa Carla et al. IRACEMA: EMPREENDEDORISMO DA MULHER RIBEIRINHA NA ILHA DO COMBU, PA. Nova Revista Amazônica, v. 10, n. 2, p. 161-167, 2022.

DAMIANI, R. M.; TUMELERO, C. The Influence of intrapreneurship on accelerating digital transformation in a bank’s credit operations center. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, São Paulo, SP, v. 12, n. 1, p. e2171, 2023. DOI: 10.14211/regepe.esbj.e2171. Disponível em: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/2171. Acesso em: 3 jul. 2023.

DE ALMEIDA BIZARRIA, Fabiana Pinto et al. Representações sociais sobre empreendedorismo feminino em webséries do Sebrae. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 16, n. 2, p. 150-166, 2022.

DE CASTRO, Gabrielly Coelho; DE ARAUJO, Luana Martins; CARVALHO, Paula Karinne Ferreira. Educação Empreendedora: Utilização das redes sociais como ferramentas potenciadoras do Marketing Digital em micro e pequenas empresas na cidade de Codó-MA. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 41523-41534, 2021.

DE MATHIAS FONTANA, Darah et al. Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino. Revista Ciências Adiministrativas, v. 27, n. 1, p. 11161, 2021.

DE OLIVEIRA RODRIGUES, Cinthia; LOPES, Maria Lúcia Bahia; DOS SANTOS, Marcos Antônio Souza. Empreendedorismo feminino e agricultura: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e42111326741-e42111326741, 2022.

DE OLIVEIRA, Alane Pereira et al. Agenda 2030 e cooperativismo: Um estudo sobre a Coopercuc no semiárido baiano. Desenvolvimento do semiárido: Organizações, gestão, inovação & empreendedorismo Volume 2, p. 10.

DE SOUZA FONSECA, Diego Leonardo; FONSECA, Maria Gabriella Flores Severo. O TikTok como ferramenta de inovação em serviços de informação em bibliotecas. Em Questão, p. 116231-116231, 2022.

DOS SANTOS, Camila. O EMPREENDEDORISMO FEMININO E O USO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIO NA PANDEMIA DO COVID-19. Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica ISSN-2358-8446, 2022.

FERREIRA, F. Carolina; VASCONCELOS, Bruno. Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da marca Itaú. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 12, 2019.

FERREIRA, F. Carolina; VASCONCELOS, Bruno. Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da marca Itaú. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 12, 2019.

FIGUEIREDO, M. D.; MESQUITA, R.F. Empreender é coisa de mulher? A reprodução da norma masculina do empreendedorismo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 34., 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2015. p. 1-14.

FIGUEIREDO, M. D.; MESQUITA, R.F. Empreender é coisa de mulher? A reprodução da norma masculina do empreendedorismo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 34., 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2015. p. 1-14.

FONTANA et al., Darah de Mathias. Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino. Revista Ciências Adiministrativas, v. 27, n. 1, p. 11161, 2021.

GIORDANI, M. da S.; SCHLUP, D., BEUREN, I. M. Antecedentes do uso de mídias sociais e seus efeitos na resiliência e inovação de startups. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1), e2062, 2023. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2062

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro et al. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas redes sociais pelos universitários brasileiros. Texto Digital, v. 10, n. 1, p. 4-23, 2014.

JOSUÉ, E. K. .; DA HORA NETO, F. M. .; BRITO TELES, N. E. .; SALES PAIXÃO, P. B. .; REIS OLIVEIRA, R. C. . MARKETING DIGITAL NA PERSPECTIVA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO EM SERGIPE. Revista Formadores, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 83–101, 2021. DOI: 10.25194/rf.v14i1.1461. Disponível em: https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1461. Acesso em: 22 jul. 2023.

JUNIOR, Glauber Soares; SCHEMES, Claudia. Moda e economia criativa—diálogos possíveis: consumo, sustentabilidade e empreendedorismo feminino na série Girlboss. Diálogo com a Economia Criativa, v. 8, n. 22, p. 68-85, 2023.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 2016.

LUCAS, J. R. D.; SOUZA, C. A. D. Mudanças no Marketing das Organizações Decorrentes do Uso de Plataformas de Redes Sociais: Casos Brasileiros. RISTI-Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 18, p. 83-98, 2016.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo, SP: Atlas; GEN, 2017. 368 p.

MATHIAS FONTANA, Darah et al. Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino. Revista Ciências Administrativas, v. 27, n. 1, p. 11161, 2021.

MENEGON, Leticia Fantinato et al. Empreendedorismo feminino de baixa renda: Quando o negócio é a privacidade. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 443-468, 2020.

MILANÊS, Renata B. “Todo mundo aqui quer ser patrão”: pernambucanizando o empreendedorismo no Polo de Confecções de Roupas do Agreste. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize; TEIXEIRA, Alex Niche. Análises qualitativas nos estudos organizacionais: as vantagens no uso do software nvivo®. Revista Alcance, v. 23, n. 4 (Out-Dez), p. 578-587, 2016.

PEREIRA, Jocimario Alves; DA SILVA JUNIOR, Jairo Ferreira; DA SILVA, Everton Vieira. Instagram como ferramenta de aprendizagem colaborativa aplicada ao ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119-131, 2019.

PEREIRA, Jocimario Alves; DA SILVA JUNIOR, Jairo Ferreira; DA SILVA, Everton Vieira. Instagram como ferramenta de aprendizagem colaborativa aplicada ao ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119-131, 2019.

PINTO FILHO, Jovino et al. EMPREENDEDORISMO MATERNO: a importância das redes sociais na viabilidade dos negócios gestados por mães em Maceió/AL. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 14, n. 2, 2023.

RAMOS, Karla de Souza; VALDISSER, Cassio Raimundo. das dificuldades ao sucesso: os caminhos tortuosos e cheios de obstáculos enfrentados por empreendedoras. Revista GeTeC, v. 8, n. 20, 2019.

SANTAELLA, Lucia; CARDOSO, Tarcisio. Para inteligir a complexidade das redes. Revista Famecos, v. 21, n. 2, p. 742-765, 2014.

SANTANA, Raisa Teixeira; MONTENEGRO, Ludmilla Meyer. Empreendedorismo Informal Digital e Social Commerce no Nordeste brasileiro: Um Modelo de Negócios no Instagram. Economia & Região, v. 8, n. 2, p. 129-152, 2020.

SANTOS, Flávia Oliveira et al. Empreendedorismo Feminino Sob a Perspectiva da Estratégia como Prática e Teoria Institucional. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 12, n. 3, p. 511-527, 2020.

SANTOS, Valmaria Lemos da Costa; SANTOS, José Erimar dos. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, v. 6, p. 307-328, 2014.

SCHINAIDER, Anelise Daniela; BARBOSA, Isabelle Noga. Os Influenciadores Digitais e a Relação com a Tomada de Decisão de Compra de seus Seguidores. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 98-115, 2019.

SILVA DINIZ, Gislene Cordeiro; DE OLIVEIRA GUIMARÃES, Liliane; FERNANDES, Duval Magalhães. Empreendedorismo imigrante e étnico: o papel das redes sociais no processo empreendedor de um imigrante sírio no Brasil. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), v. 14, n. 2, p. 161-174, 2019.

SILVA; E. A. P., COSTA, M. F.; MOURA, M. R. F. Mulheres empreendedoras e estratégias de marketing nas redes sociais: Um estudo no segmento da moda do Agreste Pernambucano. Journal of Perspectives in Management – JPM, 4, p. 52-67, 2020.

STUART, T. E., & SORENSON, O. Social networks and entrepreneurship. In S. A. Alvarez, R. Agarwal, & O. Sorenson (Eds.), Handbook of entrepreneurship research: Disciplinary Perspectives (pp. 233–252). New York, NY: Springer, 2005.

TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital. 2 ed. São Paulo: Novatec, 2018.

VALE, Gláucia Maria Vasconcellos; GUIMARÃES, Liliane de Oliveira. Redes sociais, informação, criação e sobrevivência de empresas. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, p. 195-215, 2010.

XAVIER, Antônio Roberto et al. Empreendedorismo feminino em Barreira, Ceará, Brasil. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), v. 14, n. 4, p. 5011-5029, 2023.

ZOUAIN, D.M; BALOG, D. L. T.; Mulheres empreendedoras sociais pretas no Rio: impactos pós-pandemia. XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022 On-line - 21 - 23 de set de 2022 2177-2576 versão online.

Publiée

2025-08-21