Ampliação da prestação de serviços públicos a partir da transformação digital: Estudo de caso do Portal consumidor.gov

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2023.252804

Mots-clés :

transformação digital, consumidor.gov, serviços públicos, governo digital, direito do consumidor

Résumé

O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos da transformação digital na ampliação da oferta de um serviço público, e o comportamento do usuário em relação aos serviços prestados de forma presencial e virtual. Pesquisa documental e do conjunto de dados disponibilizados pelos órgãos do SINDEC foi feito com um recorte temporal de levantamento dos dados restrito ao período de 2009 a 2020, para possibilitar a observância do impacto da inserção de uma nova forma da prestação de serviço público. Foi também utilizado o conjunto de dados disponibilizados pelo Portal consumidor.gov, no período de 2014 a 2020. A partir dos resultados encontrados pode-se constatar que o serviço público digital de auto composição de problemas nas relações de consumo, especificamente o Portal consumidor.gov, é um feliz exemplo da Transformação Digital, de sua efetividade e crescimento, conquanto parece democratizar e acessibilizar uma facilidade para o consumidor no tratamento de seus infortúnios consumeristas, aproximando-se assim dos requisitos dos conceitos estudados da Transformação Digital e do Governo Digital.

Bibliographies de l'auteur

Márcio de Freitas Mozini, Ministério da Justiça e Segurança Pública

Mestrando em Gestão Pública pela Universidade de Brasília

Rogerio Xavier Rocha, Ministério da Justiça e Segurança Pública

Mestrando em Gestão Pública pela Universidade de Brasília

Sergio Paulo Futer, Ministério da Justiça e Segurança Pública

Mestrando em Gestão Pública pela Universidade de Brasília

Thiago de Aquino Lima, Ministério da Justiça e Segurança Pública

Mestrando em Gestão Pública pela Universidade de Brasília

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Publiée

2023-04-14

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