Como evitar a sobrecarga de mensagens em sessões de bate-papo? Uma proposta baseada na conversação face a face

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2021.252704

Mots-clés :

bate-papo na educação, sobrecarga de mensagens, controle do turno

Résumé

Neste artigo, apresentamos a pesquisa realizada para solucionar a sobrecarga de mensagens que ocorre durante a conversação em sistemas de bate-papo. Como proposta de solução, apoiados na metodologia Design Science Research, desenvolvemos um protocolo de conversação baseado no controle de publicação das mensagens que levou ao desenvolvimento do sistema de bate-papo TurnChat. Em uma abordagem exploratória, a adequação desses artefatos foi avaliada quantitativamente e qualitativamente a partir de sessões de bate-papo no contexto educacional. Tais sessões foram realizadas a partir de um estudo piloto e dois estudos de caso, que nos forneceu informações para realizar pequenas adequações no sistema e no protocolo, resultando em três versões do TurnChat. A partir dos dados empíricos, concluímos que o protocolo de conversação eliminou a sobrecarga de mensagens e provocou outros efeitos (nem sempre desejáveis) no comportamento dos participantes.

Références

ABED – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo ead.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf

ANTONIO, N. et al. Metodologia de Pesquisa-Estudo de Caso Interpretativo em Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.

CALVÃO, L.; PIMENTEL, M.; FUKS, H. Do email ao Facebook: Uma perspectiva evolucionista sobre os meios de conversação da internet. Rio de Janeiro, UNIRIO, 2014.

CASTRO, L.; PANTOJA, L.; PAIXÃO, G. Diretrizes de Boas Práticas de Condução e Avaliação do Chat Educacional/Good Practices Guidelines for Conduction and Assessment of Educational Chat Rooms. Revista EducaOnline, v. 10, n. 2, p. 88-103, 2016.

CHARMAZ, K. Constructing grounded theory: A practical guide through qualitative analysis. sage, 2006.

GARCIA, A.; JACOBS, J. The interactional organization of computer mediated communication in the college classroom. Qualitative Sociology, v. 21, n. 3, p. 299-317, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1023/A:1022146620473

GARCIA, A.; JACOBS, J. The eyes of the beholder: Understanding the turn-taking system in quasi-synchronous computer-mediated communication. Research on language and social interaction, v. 32, n. 4, p. 337-367, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1207/S15327973rls3204_2

HERRING, S.C. Computer-mediated communication: Linguistic, social, and cross-cultural perspectives. John Benjamins Publishing, 1996.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Censo da educação superior: resumos técnicos. 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf

KOCK, N. The psychobiological model: Towards a new theory of computer-mediated communication based on Darwinian evolution. Organization science, v. 15, n. 3, p. 327-348, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1287/orsc.1040.0071

MARCUSCHI, L. Análise da conversação. 5 ed. São Paulo, Ática, 2001.

MEZINI, F. Lê uma mensagem de cada vez, com garantia da posição do turno: uma abordagem para tentar evitar a sobrecarga de mensagens em sistemas de bate-papo, UNIRIO, 2020.

PIMENTEL, M. RUP-3C-Groupware: um processo de desenvolvimento de groupware baseado no Modelo 3C de Colaboração. Proceedings of the III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Curitiba, PR, 2006.

PIMENTEL, M.; FILIPPO, D.; SANTOS, T.M. Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos. RE@D-Revista de Educação a Distância e eLearning, v. 3, n. 1, p. 37-61, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.203

PIMENTEL, Mariano; ARAUJO, Renata. FiqueEmCasa, mas se mantenha ensinando-aprendendo: algumas questões educacionais em tempos de pandemia. SBC Horizontes, 2020. Disponível em http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/03/fiqueemcasa

SACKS, H; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. A simplest systematics for the organization of turn taking for conversation. In: Studies in the organization of conversational interaction. New York, Academic Press, p. 7-55, 1978. Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-623550-0.50008-2

RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. 1 ed. Porto Alegre, Sulina, 2012.

ROCHA, E; PIMENTEL, M; DINIZ, M; SANTORO, F. Design Science Research para o Desenvolvimento de um Modelo da Participação em Bate-papo. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 8(1), 18-41, 2015. Disponível em: http://seer.unirio.br/isys/article/view/4342

SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. SILVA, Marco et. al (org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: wak, p. 29-48, 2010. Disponível em: https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/Xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf

SMITH, M.; CADIZ, J.J.; BURKHALTER, B. Conversation trees and threaded chats. In: Proceedings of the 2000 ACM conference on Computer supported cooperative work. ACM, p. 97-105, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1145/358916.358980

WIERINGA, R. J. Design science methodology for information systems and software engineering. Berlim, Springer, 2010.

YIN, R K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5 ed. Porto Alegre, Bookman, 2015.

Publié-e

2021-12-23