Concepções dos docentes quanto à aceitação e uso de ferramentas tecnológicas no curso de administração de instituições públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2021.252655

Palavras-chave:

tecnologias, docentes, AVA, Administração, UTAUT

Resumo

O estudo analisa o uso e a aceitação de ferramentas tecnológicas por docentes de cursos de Administração de Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Pernambuco, tendo como destaque os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado, contemplando o perfil dos docentes e os construtos da Teoria de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), obtendo-se uma amostra de 73 respondentes. Os resultados apontam que a maior parte dos respondentes possuem titulação de doutor, são experientes no campo da docência e têm habilidades satisfatórias com a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Costumam acessar regularmente o AVA, o fazem por meio de equipamentos pessoais e apesar das facilidades propiciadas pela tecnologia, não acreditam na redução da carga de trabalho. Porém, acreditam na melhoria do seu desempenho em sala de aula, proporcionada pelo uso do AVA, ainda que divididos quanto à melhoria do rendimento dos discentes.

Biografia do Autor

Stéffany Laynny dos Santos Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ana Clara Cavalcanti de Miranda, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Pedagogia e Administração. Mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE.

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Dra. vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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Publicado

2021-12-23