Chat GPT: aliado ou inimigo da educação?

Autores

  • Ingrid Nunes FICR
  • Mayrton Queiroz FICR
  • Sidney Cunha

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2024.262636

Palavras-chave:

educação, ChatGPT, inteligência artificial, aprendizagem, ensino

Resumo

Diante dos mais diversos debates a respeito do uso de Inteligência Artificial, vem o debate sobre o Chat GPT, principalmente quando usado em meio à educação. Seja estudantes fazendo uso da ferramenta, seja os docentes, todo contexto tem prós e contras. Metodologias que envolvem o ensino e o aprendizado já são elaborados, debatidos e aplicados há décadas, mas com o avanço da tecnologia como se dá no Século XXI, formas inovadoras de didática precisam ser debatidas. Por este motivo, este artigo tem por objetivo avaliar possíveis contribuições positivas e negativas a respeito do uso do Chat GPT na educação. A metodologia da pesquisa foi uma revisão bibliográfica utilizando a plataforma Google Acadêmico como base, onde foram encontrados 5 artigos, todos do ano de 2023, abordando o tema. Dentre as informações que foram extraídas dos artigos, foram encontrados diversos pontos que dizem respeito ao uso da ferramenta por docentes e discentes. Foi chegada à conclusão de que a ferramenta pode ser sim utilizada no meio acadêmico. Sendo assim, é possível destacar que a ferramenta pode ser utilizada no meio acadêmico, contanto que haja consciência e moderação, pois ainda não se sabe quais consequências podem surgir ao longo do tempo.

Referências

AOUN, J. E. Robot-proof: higher education in the age of artificial intelligence Cambridge, MA: MIT Press. 2017.

CORDEIRO, K. M. D. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.

DE OLIVEIRA, I. A. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Editora CRV. 2023.

FERREIRA RC, GARCIA GH, Brasil DR. O surgimento do Chat GPT e a insegurança sobre o futuro dos trabalhos acadêmicos. Cadernos de Dereito Actual. V.16(21):130-43. 2023

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra. 2014.

GUIMARÃES, U.A., BRANDÃO, C.A., DAITX, M.A., DE ARRUDA DUTRA, A.F.G. and LOPES, V.R.B., 2023. As mídias digitais no campo educacional: um olhar pelas aplicações do chat GPT na educação. Revista Científica Multidisciplinar. V 4(7), pp. e473556-e473556.

HAMEED, B. M. Z., DHAVILESWARAPU, S., LOHIYA, A. V., RAZA, S. Z., KARIMI, H., KHANUJA, H. S., SHETTY, D. K., SOMANI, B. K. Artificial Intelligence and Its Impact on Urological Diseases and Management: A Comprehensive Review of the Literature. Journal of Clinical Medicine. 10(9). 2021.

MARTINS, M. R. Educação e tecnologia: a crise da inteligência. Educação UFSM, 44 2019.

PINHEIRO, P. P. Proteção de dados pessoais: Comentários à lei n. 13.709/2018-lgpd. São Paulo: Saraiva. 2020.

RIBEIRO, A. E. Educação e tecnologias digitais na pandemia: ciclos da precariedade. Cadernos de Linguística, 2(1), e270-e270. 2021.

SANT, F.P., SANT, I.P. CAMARGO SANT, C. Uma utilização do Chat GPT no ensino. Com a Palavra, o Professor. 8(20), pp.74-86. 2023.

SANTANA, C. L., SALES, K. M. B. Aula em Casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia COVID-19. Educação, 10(1), 75-92. 2020.

SOARES, M. Impacto do Chat GPT na sociedade. The Trends Hub 26 (3) Jun. 2023.

SOUZA, L.B.P., JOERKE, G.A.O., MIGUEL, Y., MACEDO, R.F.V., OLIVEIRA, A.D.P.J., DI SANTO, M.S., GOMES, C.A., GOMES, S.C.V., ALBERTI, R. DA PAZ, J.F., Inteligência Artificial Na Educação: Rumo A Uma Aprendizagem Personalizada. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-19