Desafios no ensino da oralidade

Sara Helena da Costa Freitas, Josina Augusta Tavares Teixeira, Miriam Raquel Piazzi Machado

Resumo


O presente artigo tem por finalidade propor uma discussão e reflexão sobre a oralidade e ressaltar a importância de sua real efetivação no ambiente escolar, considerando-se que as atividades didáticas contemplando esse tema, efetivadas na sala de aula de maneira sistemática e consciente por parte do professor e de seus alunos, certamente promoverão a ampliação das capacidades de expressão oral destes. Temos, como objetivo geral, elucidar o panorama didático com a oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental e, como objetivo específico, analisar como uma sólida formação de professores se torna fundamental na construção de profissionais eficientes na realização da tarefa de tornarem seus aprendizes usuários competentes do idioma pátrio. Para maior embasamento do nosso artigo, pesquisamos a forma como o tema é evidenciado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) e na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

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