Desafios no ensino da oralidade

Authors

  • Sara Helena da Costa Freitas Colégio de Aplicação João XXIII- Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Josina Augusta Tavares Teixeira Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF
  • Miriam Raquel Piazzi Machado Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Abstract

O presente artigo tem por finalidade propor uma discussão e reflexão sobre a oralidade e ressaltar a importância de sua real efetivação no ambiente escolar, considerando-se que as atividades didáticas contemplando esse tema, efetivadas na sala de aula de maneira sistemática e consciente por parte do professor e de seus alunos, certamente promoverão a ampliação das capacidades de expressão oral destes. Temos, como objetivo geral, elucidar o panorama didático com a oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental e, como objetivo específico, analisar como uma sólida formação de professores se torna fundamental na construção de profissionais eficientes na realização da tarefa de tornarem seus aprendizes usuários competentes do idioma pátrio. Para maior embasamento do nosso artigo, pesquisamos a forma como o tema é evidenciado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) e na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Author Biographies

Sara Helena da Costa Freitas, Colégio de Aplicação João XXIII- Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sou formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tenho Especialização em Educação no Ensino Fundamental pela mesma.

Atualmente, sou docente no Colégio de Aplicação João XXIII e atuo lecionando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Josina Augusta Tavares Teixeira, Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora- Docente no Colégio de Aplicação João XXIII.

Miriam Raquel Piazzi Machado, Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Doutora em Educação pela Universidade católica de Petrópolis- Coordenadora do 1º segmento do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação João XXIII.

Published

2017-02-26