Coordenadores pedagógicos: as concepções sobre a educação das relações étnico-raciais

Cleonildo Mota Gomes Jr., Sheila Luciano Soares

Resumo


O presente artigo científico vem refletir sobre o papel social do coordenador pedagógico sobre a educação das relações étnico-raciais no cotidiano da escola. Para a construção dessa investigação, foi utilizada a pesquisa bibliográfica através das análises de alguns artigos científicos, além de obras literárias como Libâneo (2004), Trindade e Santos (2002), Candau (2011), que subsidiaram na compreensão sobre a temática abordada. O vigente estudo contou também com uma pesquisa descritiva, além da pesquisa de campo, cujas coletas de dados teve por base a aplicação de um questionário aos coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal de Recife/PE. Os resultados obtidos apontam que os coordenadores pedagógicos possuem abertura para trabalhar a educação das relações étnico-raciais nas escolas. Outra questão importante a ser frisada é o pensamento que apenas a rede de ensino tem a obrigação de ofertar as formações continuadas sobre essa temática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Coord. Pedagógica (SOE-SOEP): (81) 2126-8328
Direção: (81) 2126-8335
Tesouraria: (81) 2126-8329/Fax: (81) 2126-8329