Coordenadores pedagógicos: as concepções sobre a educação das relações étnico-raciais

Auteurs-es

  • Cleonildo Mota Gomes Jr.
  • Sheila Luciano Soares UVA - FG

Résumé

O presente artigo científico vem refletir sobre o papel social do coordenador pedagógico sobre a educação das relações étnico-raciais no cotidiano da escola. Para a construção dessa investigação, foi utilizada a pesquisa bibliográfica através das análises de alguns artigos científicos, além de obras literárias como Libâneo (2004), Trindade e Santos (2002), Candau (2011), que subsidiaram na compreensão sobre a temática abordada. O vigente estudo contou também com uma pesquisa descritiva, além da pesquisa de campo, cujas coletas de dados teve por base a aplicação de um questionário aos coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal de Recife/PE. Os resultados obtidos apontam que os coordenadores pedagógicos possuem abertura para trabalhar a educação das relações étnico-raciais nas escolas. Outra questão importante a ser frisada é o pensamento que apenas a rede de ensino tem a obrigação de ofertar as formações continuadas sobre essa temática.

Bibliographies de l'auteur-e

Cleonildo Mota Gomes Jr.

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco – UPE Mata Norte Pós-Graduado em História da África FUNSEO/UNESF; Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Docente do Colégio Elo e da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/ISEAD: Professor Orientador. E-mail: cleonildo.junior@yahoo.com.br

Sheila Luciano Soares, UVA - FG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Bacharel em Administração pela Faculdade dos Guararapes – FG; Servidora Municipal da Prefeitura da Cidade do Recife; E-mail: nakamura886@hotmail.com

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Publié-e

2017-02-26

Numéro

Rubrique

Artigos de Iniciação Científica