O discurso citado em resenhas: diversidades de vozes na interação social

Adriana Letícia Torres da Rosa, Breno Silva de Sá Leitão

Resumo


O artigo Discurso Citado no gênero Resenha debruça-se sobre resenhas de circulação na mídia impressa de grande alcance nacional e também resenhas produzidas por alunos da educação básica, a fim de analisar as suas características sociodiscursivas e formais à luz da Linguística Textual, elegendo como foco a observância ao discurso citado como aspecto constituinte. Nas suas bases teóricas, comtempla estudiosos que veem a língua como interação social, caso dos trabalhos de Abreu-Tardelli, Lousada e Machado (2004), Andrade (2006), Bakhtin (2003, 2002), Marcuschi (2008, 2007), para citar. Os resultados apontam para o fato de que o uso do discurso citado numa produção tem um relevante papel não apenas para compor o conteúdo textual, mas ainda para marcar interpretações do produtor em relação às várias vozes que circulam socialmente e estabelecer relações com essas e com os seus interlocutores: contribui-se assim para consolidar a função social do gênero textual. Nas resenhas, o discurso citado contribui especialmente para se consolidar a crítica argumentativa. O estudo em tela traz contribuições para o campo da educação em linguagem na medida em que oferece informações para se entender elementos relacionados às práticas de letramento desenvolvidas na nossa sociedade, apresentado subsídios para melhor se compreender os processos de leitura e escrita de dos gêneros textuais, especialmente da resenha.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335