O discurso citado em resenhas: diversidades de vozes na interação social

Autor/innen

  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE
  • Breno Silva de Sá Leitão UFPE

Abstract

O artigo Discurso Citado no gênero Resenha debruça-se sobre resenhas de circulação na mídia impressa de grande alcance nacional e também resenhas produzidas por alunos da educação básica, a fim de analisar as suas características sociodiscursivas e formais à luz da Linguística Textual, elegendo como foco a observância ao discurso citado como aspecto constituinte. Nas suas bases teóricas, comtempla estudiosos que veem a língua como interação social, caso dos trabalhos de Abreu-Tardelli, Lousada e Machado (2004), Andrade (2006), Bakhtin (2003, 2002), Marcuschi (2008, 2007), para citar. Os resultados apontam para o fato de que o uso do discurso citado numa produção tem um relevante papel não apenas para compor o conteúdo textual, mas ainda para marcar interpretações do produtor em relação às várias vozes que circulam socialmente e estabelecer relações com essas e com os seus interlocutores: contribui-se assim para consolidar a função social do gênero textual. Nas resenhas, o discurso citado contribui especialmente para se consolidar a crítica argumentativa. O estudo em tela traz contribuições para o campo da educação em linguagem na medida em que oferece informações para se entender elementos relacionados às práticas de letramento desenvolvidas na nossa sociedade, apresentado subsídios para melhor se compreender os processos de leitura e escrita de dos gêneros textuais, especialmente da resenha.

Autor/innen-Biografien

Adriana Letícia Torres da Rosa, UFPE

É professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação - Colégio de Aplicação. Possui graduação em Letras pela UFPE (1996), especialização em Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Língua Portuguesa (2001), mestrado e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística (2003 e 2008, respectivamente) pela mesma universidade. Com experiência em magistério da Educação Básica à pós-graduação, atua principalmente nos seguintes temas: leitura, gêneros e tipos textuais, ensino-aprendizagem e avaliação em língua portuguesa. Atualmente acumula o cargo de vice-diretora do Colégio de Aplicação da UFPE.

Breno Silva de Sá Leitão, UFPE

Aluno da Universidade Federal de Pernambuco, Curso Arquitetura e Urbanismo. E-mail: breno.saleitao@gmail.com. Bolsista do projeto O Discurso Citado em Resenhas, PIBIC EM (2013), Colégio de Aplicação da UFPE.

Veröffentlicht

2017-02-27

Ausgabe

Rubrik

Artigos de Iniciação Científica