A produção audiovisual como ferramenta para construção do conhecimento na perspectiva de uma aprendizagem significativa

Thiago Brito Monteiro Santos Bezerra, Kátia Aparecida da Silva Aquino, Patrícia Smith Cavalcante

Resumo


O presente relato de experiência tem como objetivo mostrar que a produção audiovisual pode ser uma ferramenta pedagógica de grande potencial para a construção do conhecimento, em especial, no ensino de Química. Nessa direção e baseando-se nos princípios de aprendizagem significativa, curtas metragens foram produzidos por estudantes do terceiro ano do ensino médio com a missão de contextualizar temas discutidos na parte da química orgânica. A avaliação de mapas conceituais produzidos pelos estudantes mostrou que articulações importantes entre o conhecimento construído, através das estratégias didáticas realizadas em sala de aula, e conceitos utilizados para a produção dos roteiros formaram um conhecimento mais especificado, rico e muito mais contextualizado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335